Capa da Página Falta de mão de obra qualificada é realidade no Brasil - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

16/10/2023 às 07:44h

Falta de mão de obra qualificada é realidade no Brasil

Facebook

Um dos problemas relacionados ao alto número de pessoas que trabalham na informalidade está ligado à falta de qualificação. Muitos jovens prestam serviço com entregas em empresas de delivery, nos bares e demais estabelecimentos sem vínculo trabalhista.

Essa realidade é comentada pela advogada trabalhista, Brenda Silva. Segundo ela, são muitos os desafios, desde a segurança do trabalho a aposentadoria:

Clique e ouça Brenda Silva

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 35 milhões de pessoas trabalham na informalidade. Sendo uma característica do mercado de trabalho, a mesma faz parte da estrutura de ocupação, seja por conta própria ou sem carteira. Brenda ainda chama atenção de profissionais que não regularizam o MEI:

Clique e ouça Brenda Silva

Há também quem deseja assinar a carteira para não ficar na informalidade. Por volta das 8 horas, o movimento de pessoas em busca de uma colocação no mercado é intenso, como é o caso de Danilo e Laudineia, que procuraram a agência de empregos para concorrerem a uma vaga. O repórter Sérgio Pêgo traz mais detalhes:

Clique e ouça Busca por vagas de emprego

O acesso ao primeiro emprego ou se recolocar no mercado de trabalho são oportunidades que estão disponíveis no SINE, que atualmente oferece 300 vagas a serem preenchidas.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: