Capa da Página Forte chuva volta a alagar vias e causar transtornos a moradores de casas e comerciantes em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

23/03/2024 às 07:39h

Forte chuva volta a alagar vias e causar transtornos a moradores de casas e comerciantes em Pará de Minas

Facebook

A forte chuva que teve início no fim da tarde dessa sexta-feira (22), em vários pontos de Pará de Minas, voltou a causar transtornos a moradores de casas, além de comércios da cidade. Pelas diversas imagens que circularam nas redes sociais foi possível ver muita destruição, alagamentos e pessoas que perderam praticamente tudo que tinham em casa. Nos centros comerciais, as lojas mais afetadas foram nas avenidas Presidente Vargas e Ovídio de Abreu.

O Córrego Água Limpa, na Avenida Presidente Vargas, na região central, voltou a transbordar na tarde de ontem (22) e o resultado foi novamente transtornos para lojistas e condutores de veículos que tiveram que ficar parados esperando o volume da água baixar. A via ficou inundada nos dois sentidos e parecia um rio. A força da água era tão forte que chegou a arrastar veículos em alguns pontos, como algumas pessoas registram em vídeos na rede social. A Defesa Civil teve que novamente interditar o local para evitar maiores problemas.

Na avenida Ovídio de Abreu, no bairro Dom Bosco, próximo a um posto de combustíveis, a pista ficou novamente alagada. Segundo funcionários do estabelecimento, toda vez que chove, a água de um córrego que passa atrás da loja de conveniência transborda, causando transtornos e esse problema tem se repetido nos últimos dias. O trânsito ficou complicado no local e em outras vias da cidade, já que muitos trabalhadores foram pegos de surpresa em pleno horário de fim de expediente.

A enxurrada chegou a arrancar o asfalto de várias vias, além de abrir buracos e espalhar lixo pela cidade. Também foram registras quedas de galhos e árvores em vários pontos de Pará de Minas e em rodovias da região, como a MG-060.

Nos bairros da cidade, também foram ocorreram novos alagamentos. No São Francisco, as ruas Inocêncio III e Porciúncula, também pareciam um rio. Um carro foi arrastado pela força da água. Um homem chegou a cair em um buraco próximo da rotatória entre as duas vias.

Nossa reportagem recebeu relatos de casas invadidas pela água da chuva e pela lama nos bairros Ypês e Jardim América. Em uma delas, a moradora perdeu praticamente todos os móveis e eletrodomésticos. Muros e telhados de residências caíram com o forte temporal. O muro de um condomínio mesmo chegou a ceder no bairro Grão Pará. Os moradores foram orientados, pelos órgãos de segurança, a desocuparem as residências por conta do risco de desabamento, já que parte do terreno teria se deslocado causando grandes rachaduras como relatou um morador ao jornalismo da Espacial:

Clique e ouça Morador



O corpo de bombeiro esteve no local e avaliou a situação. Apenas um morador foi acolhido no CMEI. Os demais foram para a casa de parentes. E os trabalhos foram realizados durante toda a madrugada deste sábado. Houve também alagamento na parte interna do Colégio Fernando Otávio, do bairro São Francisco. Na Rua Ricardo Marinho, próximo a Siderúrgica Alterosa, o trânsito foi interditado devido a alagamento. No bairro Padre Libério, um ciclista tentou atravessar uma correnteza e se afagou. Populares o retiraram da água e em seguida ele foi socorrido pelas equipes de resgate. Vários carros tiveram pane elétrica, pois se arriscaram a atravessar alagamentos em vias da cidade.

O show da dupla Hugo e Guilherme que ocorreria na noite de ontem (22), na FAPAM, teve que ser adiado para hoje (23), devido a chuva intensa e por questão de segurança, segundo informou os organizadores.

O Corpo de Bombeiros recebeu dezenas de acionamentos via 193, devido aos transtornos provocados pelas chuvas. Segundo eles, a ocorrência de maior destaque foi o afogamento de um homem na entrada do bairro Padre Libério. A vítima foi levada para o Hospital Nossa Senhora da Conceição. O balanço final será repassado ainda neste sábado (23).

Em um vídeo divulgado nas redes sociais o prefeito Elias Diniz se pronunciou de seu gabinete, onde estava acompanhado de outros representantes do poder executivo. Vamos conferir:

Clique e ouça Elias Diniz



Nota da Prefeitura

A prefeitura também emitiu uma nota, onde informou que está realizando um trabalho integrado juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A Defesa Social e a Guarda Civil, também atuaram para tentar amenizar todos os transtornos causa dos pela chuva e vão permanecer em prontidão até quando for necessário.

Nas primeiras horas da manhã deste sábado, equipes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura estarão a postos, realizando a limpeza das áreas mais afetadas e iniciando intervenções emergenciais para restabelecer as condições de tráfego nas vias interditadas e assegurar a prestação de serviços nas unidades da rede de ensino, saúde e assistência social na próxima semana. Também será realizado o amparo socioassistencial e a segurança sanitária das famílias atingidas.

Diante da previsão de chuvas para os próximos dias, é importante que a população evite circular em locais baixos durante as tempestades e acione o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a Defesa Civil, pelo 99972-7322.

Por Sérgio Viana
Fotos: Reprodução Redes Sociais



Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: