Capa da Página IPVA 2024 em Minas Gerais é lançado oficialmente - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

06/12/2023 às 09:32h

IPVA 2024 em Minas Gerais é lançado oficialmente

Facebook

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 foi lançado oficialmente pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), nessa terça-feira (5).


A escala de pagamentos da primeira parcela ou cota única começa em 15/1/2024 para veículos com finais de placas 1 e 2, e termina em 22/3/2024 para a quitação da terceira parcela dos veículos com finais de placas 9 e 0.

Em comparação ao IPVA 2023, o valor do imposto teve uma redução média de 3,37%, em função, principalmente, da depreciação do valor dos veículos usados. A consulta dos valores pode ser feita por meio do número do Renavam do veículo, no site da Secretaria de Fazenda ou no LigMinas pelo telefone 155 válido para todo o estado de Minas Gerais.


Já o pagamento – em cota única (com desconto de 3%) ou parcelado em até três vezes – deve ser efetuado diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores autorizados. Apesar de os valores estarem disponíveis para consulta, só será possível pagar o imposto a partir de 1º/1/2024.

Vale lembrar que, desde março deste ano, o IPVA em Minas Gerais pode ser pago via Pix, bastando ao contribuinte ter conta em qualquer instituição financeira ou banco digital. Para gerar o QR Code, o contribuinte deve acessar www.fazenda.mg.gov.bre, na área do IPVA, escolher a opção emissão da guia.

Com informações da Agência Minas

Foto: Espacial FM

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: