Capa da Página Maio Laranja: Mês é dedicado a trabalhos de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

04/05/2023 às 08:36h

Maio Laranja: Mês é dedicado a trabalhos de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil

Facebook

No dia 18 de maio será comemorado o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças. A data foi escolhida para marcar o caso de Araceli Crespo, que em 1973, aos 8 anos de idade, foi sequestrada na saída da escola e por dois dias foi espancada, drogada e estuprada, antes de ser assassinada.

Segundo os números do Painel da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH), foram registrados mais de 53,8 mil registros de qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes no ano passado. Dentre esses números mais de 7 mil casos são de violência sexual.

Em Pará de Minas, o trabalho realizado pelos assistentes sociais do CREAS, inclui o acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de qualquer tipo de violência. A assistente social, Roseli Gomes, dá detalhes de como é feito o atendimento socioassistencial nesses casos:

Clique e ouça Roseli Gomes

O psicólogo e coordenador do Centro de Referência de Assistência Social em Pará de Minas, Marcos Figueiredo, em conversa com o JC Notícias, destaca quais são as mudanças e comportamentos que podem estar relacionado a algum tipo de violação da criança ou do adolescente:

Clique e ouça Marcos Figueiredo

Em julho, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), completa 33 anos, que são dedicados a conquistas na área de proteção infanto-juvenil. Aprovado no governo de Fernando Collor, a Lei N 8.069 de 1990, determina que, nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, anda que fira seus direitos fundamentais.

Abuso e exploração de crianças e adolescentes é crimeDenuncie!

Por Sérgio Pêgo

Fotos: JC Notícias




Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: