Capa da Página Mais de 7 mil produtores comparecem a mobilização Minas Grita Pelo leite; protesto tem efeito positivo - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

25/03/2024 às 07:30h

Mais de 7 mil produtores comparecem a mobilização Minas Grita Pelo leite; protesto tem efeito positivo

Facebook

Após a mobilização realizada pelos produtores de leite durante o ‘Minas Grita pelo Leite’, em Belo Horizonte, o governador Romeu Zema anunciou que o Governo do Estado vai retirar as empresas importadoras de leite em pó do Regime Especial de Tributação. Em MG, especificamente, vários produtores se veem obrigados a deixar a atividade leiteira em função da competição desleal de mercado originada pela importação do produto.


Essas empresas, especificamente, passam a pagar o ICMS, de 18%, no momento da comercialização dos produtos importados. No ano passado, as importações mineiras de leite em pó somaram US$ 62,6 milhões (de dolares). E, neste ano, as compras continuam crescentes. No primeiro bimestre deste ano, as importações já alcançaram US$ 12,7 milhões, representando 20,3% do valor de 2023.

Em discurso aos produtores, o Governador Zema deu apoio ao movimento:

Clique e ouça Romeu Zema

O Sindicato Rural de Pará de Minas realizou uma caravana com dezenas de produtores da região que compuseram o movimento. Segundo o presidente da entidade, Eugênio Diniz, vários empresários do ramo leiteiro estavam abandonando a profissão.

Por: Kelvin Fernandes/ Agência Minas

Fotos: Agência Minas 


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: