Capa da Página Morador de Pitangui reclama de falta de castração de animais e ações por parte da prefeitura - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

17/04/2023 às 09:05h

Morador de Pitangui reclama de falta de castração de animais e ações por parte da prefeitura

Facebook

Um morador do bairro Brumado, em Pitangui procurou o Departamento de Jornalismo da Espacial FM, reclamando que a cidade pitanguiense está cheia de animais soltos nas ruas, devido a falta de ações do poder executivo daquele município.

Segundo ele, o município de Pitangui não faz, desde o ano passado, castração de animais, pois o convênio com as clínicas veterinárias teria vencido, já que a prefeitura não realiza processo licitatório para contratação desse tipo de serviço.

Como forma de amenizar a situação de animais abandonados em Pitangui, que aumentou muito durante a pandemia, o cidadão, Luciano Fais, junto com a esposa, recolhe cães e gatos que são levados para um abrigo que funciona em uma casa alugada por eles, no bairro Brumado. Ele afirma que não recebe nenhum recurso por parte de órgãos públicos para esse serviço.

Segundo Luciano, há algumas semanas, 10 gatos morreram envenenados por veneno de rato, que foi jogado por vizinhos de seu abrigo, que se sentem incomodados com a quantidade de felinos no local. Para ele, se o poder público fizesse sua parte, com a questão da castração e outras medidas, o grande número de animais soltos nas ruas diminuiria, evitando também que pessoas tentem exterminar os bichinhos:

Clique e ouça Luciano Fais

Luciano afirma que já entrou em contato com alguns deputados, sugerindo que fosse criada uma lei para que protetores independentes também fossem beneficiados para facilitar a ajuda aos animais abandonados:

Clique e ouça Luciano Fais

Luciano ainda afirma que ele e a esposa tomaram todas as providências, quanto ao envenenamento dos gatos, procurando a Polícia, registrando Boletim de Ocorrência e acionando o Ministério Público.

Procurada, com relação a castração de animais, a Prefeitura de Pitangui informa que segue atenta e atuante no que se refere a castração de cães. Recentemente, cerca de 230 cães, entre animais particulares e de rua, foram castrados na cidade.

Particularmente, no que se refere aos animais de rua, essa medida é fundamental para controlar o crescimento populacional desses animais que, infelizmente, são abandonados por seus tutores. Aqueles cães que representem perigo a saúde pública – que apresentam doenças como a leishmaniose – que estejam em situação irreversível ou sofrendo, são recolhidos e encaminhados para eutanásia.

Dada a demanda, a Prefeitura de Pitangui promoverá nova licitação para seguir com o programa de castração. Serviço que foi oferecido gratuitamente a população. A Prefeitura orienta a população a não abandonar animais nas ruas, em decorrência dos vários problemas que esse ato, irresponsável, acarreta. A adoção responsável é sempre o melhor caminho, tanto para o animalzinho, como para cidade que não sofrerá problemas ocasionados pelos cães soltos nas ruas.

Por Sérgio Viana

Fotos: Arquivo Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: