Capa da Página Moradores do JK vão à Câmara em nova tentativa de evitar instalação de usina de asfalto no bairro - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

22/06/2023 às 07:44h

Moradores do JK vão à Câmara em nova tentativa de evitar instalação de usina de asfalto no bairro

Facebook

Depois de acionarem o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) Moradores do bairro JK, em Pará de Minas, foram até a Câmara Municipal, durante reunião ordinária, realizada na última segunda-feira (19), em nova tentativa de evitar que a prefeitura instale uma usina fixa de asfalto em um galpão que fica aos fundos da Fundição Batista. Pessoas que moram em bairros vizinhos também são contra a instalação da máquina.

Uma cópia do abaixo-assinado, contendo 250 assinaturas dos moradores, que recentemente foi entregue ao MPMG, também foi levado ao legislativo municipal. Os cidadãos ainda levaram cartazes ao plenário, cobrando ajuda por parte dos vereadores. Eles alegam que já sofrem com a poluição sonora e do ar, provocada pelas indústrias metalúrgicas da região e que a usina de asfalto causaria mais transtornos para a comunidade.

Um dos moradores do JK que está a frente da causa é o catador de materiais recicláveis, Ademar de Souza Belo, o popular Ligeirinho, de 79 anos. Ele, que tem uma casa que fica ao lado do terreno onde a usina poderá ser instalada, acredita que a máquina vai gerar transtornos, como barulho, sujeira e até perigo, já que existe um depósito de gás no quarteirão de cima do local:

Clique e ouça Ligeirinho

O presidente da Câmara, Márcio Lara (PSD) comentou sobre pedido de ajuda ao legislativo, feito pelos manifestantes:

Clique e ouça Márcio Lara

Não foi a primeira vez que os moradores do JK e região procuraram a Câmara. Recentemente, eles acionaram o vereador Serginho do JK (MDB) para tentar resolver a situação. O parlamentar chegou a enviar um Requerimento à prefeitura e obteve como resposta que a usina será mesmo instalada no local e que ela não trará transtornos a população, inclusive recebeu licença ambiental para a instalação.

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, José Cornélio de Oliveira, não se manifestou sobre o protesto dos moradores na Câmara.

Por Sérgio Viana

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: