Capa da Página Mortes de três crianças são investigadas em São João del-Rei, onde outras quatro seguem internadas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

24/10/2023 às 08:45h

Mortes de três crianças são investigadas em São João del-Rei, onde outras quatro seguem internadas

Facebook

As mortes de três crianças nos últimos dois meses em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, são investigadas pelas secretarias municipal e estadual de Saúde. Uma das suspeitas é que os óbitos possam ter relação com uma bactéria.

Os menores apresentaram alguns sintomas como amigdalite, febre, vômito, manchas e erupções na pele. No entanto, não há vínculo entre as vítimas. Quatro ainda estão internados na cidade.

A idade das crianças não foi informada. Exames coletados foram encaminhados para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. Ainda não há prazo para que os resultados sejam divulgados. 

Em um comunicado, a Secretaria Municipal de Saúde tenta tranquilizar a população, garantindo que não há um surto. “Estamos realizando estudos sobre esses casos para chegarmos a um diagnóstico. Já existe um fluxo de atendimento, com os profissionais da rede, para o manejo dos casos supracitados”.

A pasta municipal reforça a necessidade de atenção por parte dos pais. Crianças com os sintomas não devem ser levadas à escola. Os responsáveis devem procurar uma unidade de saúde para atendimento médico. 

A nota recomenda ainda que a população reforce as medidas de higienização das mãos, com uso de álcool 70%, além de não compartilhar objetos pessoais (copos, garrafas, talheres).

Também foi feito um apelo para que o esquema vacinal das crianças siga atualizado de acordo com o calendário nacional de imunização. “Em caso de dúvidas, procurar a unidade de saúde de referência mais próxima, a Secretaria Municipal de Saúde ou o CIEVS através do telefone (31) 99744-6983”, diz a prefeitura.

Nesta terça-feira (24) a secretaria municipal de saúde irá divulgar uma nova nota técnica com todo o histórico ocorrido no município.

Fonte: Hoje em Dia

Foto: Divulgação/Prefeitura de São João del-Rei

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: