Capa da Página Motoristas devem mudar comportamento no trânsito para diminuir acidentes, apontam especialistas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

08/03/2024 às 07:25h

Motoristas devem mudar comportamento no trânsito para diminuir acidentes, apontam especialistas

Facebook

Minas Gerais é um dos estados com o maior número de acidentes de trânsito no Brasil. Segundo dados do Detran-MG, em 2023 foram registrados 102.377 registros com vítimas no estado, um aumento de 7% em relação a 2022.

Já em Pará de Minas, no ano passado, foram 1.217 acidentes, com 2.104 veículos envolvidos, que terminou com 2.123 pessoas feridas e 13 mortas, segundo dados do Ministério dos Transportes.

Dados do Detran-MG apontam que a desatenção é o maior gerador de acidentes em Minas. As derrapagens estão em segundo lugar, seguida de não obediência à sinalização existente. A embriaguez alcoólica vem em quarto lugar.

Diante de tantos acidentes de trânsito, especialistas reforçam a necessidade de intensificar ações educativas com motoristas e pedestres. Segundo eles, o número somente chegará a zero quando os condutores mudarem o comportamento, como acredita o presidente do Grupo de Resgate Anjos do Asfalto, Marcus Campolina, que pede conscientização dos condutores pará-minenses e de cidades da região:

Clique e ouça Marcus Campolina

Especialistas também alertam para a utilização dos dispositivos de segurança (cinto, capacetes e cadeirinhas de criança), como forma de diminuir o risco de ferimentos e mortes no trânsito.

Por Sérgio Viana

Fotos: Arquivo Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: