Capa da Página - Novo Ensino Médio levanta questionamentos sobre a qualidade da educação na rede pública - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

15/03/2023 às 08:38h

Novo Ensino Médio levanta questionamentos sobre a qualidade da educação na rede pública

Facebook

E no Dia da Escola, o JC Notícias traz um tema que vem levantando bastante questionamentos. No último dia 9, foi aberta uma consulta pública sobre a avaliação na estrutura da Política Nacional no Ensino Médio. A ideia é propor audiências públicas, oficinas de trabalho, seminários e pesquisas nacionais com estudantes, professores e gestores escolares sobre a experiência de implementação do novo método.

Aprovada em 2017, a ideia é que a implementação ocorra de forma escalonada até o ano de 2024. Esse formato de ensino começou a ser implantado em 2022, no 1° ano do ensino médio e amplia a carga horária para, pelo menos, cinco horas diárias.

Diante da situação, nossa reportagem procurou professores da rede pública de ensino de Pará de Minas, que comentaram a respeito da Política Nacional do Ensino Médio. A professora Ângela Gonzaga comenta a mudança:

Clique e ouça Ângela Gonzaga

No novo modelo, direcionado pela Base Nacional Comum Curricular, os alunos poderão escolher um roteiro para aprofundar o aprendizado. Entre as opções, está dar ênfase, por exemplo, às áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ao ensino técnico. No entanto, a oferta dependerá da capacidade das redes de ensino, como acredita o professor Rondinelli Alves:

Clique e ouça Rondinelli Alves

No início desta semana, entidades de trabalhadores da educação se reuniram com o governo e o Ministro da Educação, Camilo Santana, para discutir sobre a revogação do novo ensino médio.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: