Capa da Página Número de casos de intolerância religiosa cresce no Brasil; Umbandista fala sobre a religião e as tradições - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

12/03/2024 às 07:20h

Número de casos de intolerância religiosa cresce no Brasil; Umbandista fala sobre a religião e as tradições

Facebook

Intolerância religiosa é um fenômeno que infelizmente persiste em muitas partes do mundo, inclusive no Brasil. Apesar de ser um país conhecido pela sua diversidade cultural e religiosa, casos de discriminação e violência motivados pela diferença de crença ainda ocorrem com preocupante frequência.

O Brasil, é uma nação que abriga uma variedade impressionante de tradições religiosas, incluindo o Cristianismo em suas diversas vertentes, o Espiritismo, as religiões afro-brasileiras, como o Candomblé e a Umbanda, além de tradições indígenas e orientais. Essa diversidade religiosa é uma parte própria da identidade nacional e um reflexo da miscigenação cultural que caracteriza o país.

Com a maior população negra fora do continente africano, o Brasil registrou em 2023, um total de 176.055 processos judiciais envolvendo casos de racismo ou intolerância religiosa, segundo dados da startup JusRacial.

Em entrevista ao Jornal da Cidade, o Umbandista, Alef Félix, explicou um pouco sobre as tradições da Umbanda no Brasil, que hoje sofre com o preconceito:

Clique e ouça Alef Félix

Alef ressalta ainda oque são os orixás:

Clique e ouça Alef Félix

O Umbandista explica ainda sobre as diferentes linhas da religião e sobre os preconceitos que já sofreu:

Clique e ouça Alef Félix

Art. 208 do Código Penal traz que: Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa.

Por: Kelvin Fernandes

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: