Capa da Página Números de violência contra mulheres podem ser ainda maior que casos notificados, aponta pesquisa - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

22/11/2023 às 09:32h

Números de violência contra mulheres podem ser ainda maior que casos notificados, aponta pesquisa

Facebook

Minas Gerais é o terceiro estado com maior número de violência doméstica no país. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram mais de 31 mil ligações para o 190, em 2022.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em Pará de Minas realizou cerca de 145 atendimentos às mulheres vítimas de violência. Marcos Figueiredo, coordenador do departamento, fala das demandas nesses casos:

Clique e ouça Marcos Figueiredo

A psicóloga pará-minense Amanda Assumpção comenta sobre os impactos da violência que causa medo e depressão nas mulheres:

Clique e ouça Amanda Assumpção

A subnotificação de violência contra as mulheres no Brasil foi de 98,5%, sendo em maioria psicológica, física e sexual, é o que revela estudo recém-publicado por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A psicóloga ainda destaca quais são as principais violências sofrida por mulheres:

Clique e ouça Amanda Assumpção

Além do Ligue 180, é possível denunciar pelo canal do Disque Direitos Humanos, através do Disque 100 ou procurar uma Delegacia de Atendimento à Mulher, na qual é possível acionar a Lei Maria da Penha; bem como serviços de assistência social e postos de saúde.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: