Capa da Página O que é Transtorno de Compulsão Alimentar? Distúrbio ganhou destaque em reality show! - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

22/01/2024 às 06:16h

O que é Transtorno de Compulsão Alimentar? Distúrbio ganhou destaque em reality show!

Facebook

O corpo considerado perfeito em uma rede social e o estilo de vida dos sonhos, muitas vezes pode esconder grandes traumas. Transtornos, angustias, crises e outros distúrbios muitas vezes não vistos em fotos e vídeos postados nas plataformas digitais são recorrentes na vida de muitos.

Estes problemas existem em grande número na sociedade e causam prejuízos a pessoas de várias idades e classes sociais. Recentemente, a modelo Yasmin Brunet, de 35 anos, famosa pelo padrão de vida e por ser considerada umas da mais belas mulheres do mundo, divulgou durante o reality show Big Brother Brasil, sofrer de distúrbio alimentar, e por esse motivo, acabou sendo recriminada por outros participantes do programa.

Mas o que seria o Transtorno de Compulsão Alimentar (TCA) e quais os sintomas desta doença? A nutricionista Fernanda Medina falou sobre o assunto e destacou a importância de um trabalho em conjunto de vários profissionais da saúde na busca pelo tratamento:

Clique e ouça Fernanda Medina

Existem várias formas de detectar se a pessoa tem ou não este transtorno. É importante reforçar que as crises podem ser iniciadas por vários aspectos como fatores físicos, emocionas e ambientais. Apesar de ser uma doença mais prevalente entre as mulheres, homens também sofrem com o problema.

Por isso é importante entender o que leva a pessoas a ter essa compulsão e adaptar a alimentação de forma que minimize os efeitos, permitindo que a pessoa viva melhor. Reconhecer os sinais de fome e saciedade é outro ponto destacado para evitar frustrações no processo. Para isso, profissionais da nutrição são importantes para ajudar no controle do transtorno, como explica Fernanda Medina:

Clique e ouça Fernanda Medina


Uma dica importante para quem deseja evitar a compulsão por comida é também fazer um número certo de refeições por dia com pratos mais nutritivos, podendo assim equilibrar bem os alimentos, como destaca a nutricionista:

Clique e ouça Fernanda Medina


Caso você sofra essa problema, procure um profissional para te auxiliar.

Por Hugo Lacerda

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: