Capa da Página Operação contra o desmatamento ilegal é realizada em Pará de Minas e região - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

18/04/2023 às 08:12h

Operação contra o desmatamento ilegal é realizada em Pará de Minas e região

Facebook

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) realizou entre os dias 10 e 14 de abril, uma ação com objetivo de combater o desmatamento e a cadeia do comércio ilegal de carvão em diversas regiões de Minas Gerais, incluindo Pará de Minas e cidades vizinhas.

Nossa equipe de reportagem conversou com a DiretoraRegional de Fiscalização da Supram do Alto São Francisco, Dalila Mendes Leonardo, a qual faz um balanço da ação e destaca a importância dela para o combate ao desmatamento ilegal na região:

Clique e ouça Dalila Mendes

Além de Pará de Minas, os municípios de Januária, Itacarambi, Pedras de Maria da Cruz, São João das Missões, Itaúna, Nova Serrana, São Gonçalo do Pará, Itatiaiuçu, Pitangui e Coromandel receberam os fiscais do órgão nessa operação.

O órgão atua com um sistema de tecnologia que identifica pontos de atividade ilegal por meio do monitoramento contínuo realizado por programas de imagens de satélite.

Durante o ano de 2022, foram realizadas 10.560 fiscalizações de combate ao desmatamento, sendo feitas 113 operações para fiscalizar as supressões ilegais. A expectativa é de que, em 2023, mais operações no combate às atividades ilegais nesse tipo de degradação ambiental sejam feitas.

Para os próximos anos, a ideia é fortalecer o diálogo com setores produtivos e prefeituras dos municípios para trabalhar as consequências da atividade ilegal ao meio ambiente e à população, além de fomentar a regularização das intervenções pretendidas.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Agência Minas


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: