Capa da Página Peixarias de Pará de Minas registram grande procura de pescado para Sexta Feira Santa - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

28/03/2024 às 08:53h

Peixarias de Pará de Minas registram grande procura de pescado para Sexta Feira Santa

Facebook

O consumo de peixe durante o Tríduo Pascal é uma tradição da cultura cristã, especialmente entre os católicos. Este período de três dias, que antecede a celebração da Páscoa, é marcado por rituais religiosos e práticas alimentares específicas, incluindo a abstinência de carne vermelha em certos dias.

Durante a Quaresma, muitos fiéis optam por evitar carne vermelha em certos dias da semana, substituindo-a por peixe. Essa prática remonta a séculos e tem suas raízes na tradição religiosa, onde o pescado simboliza tanto a simplicidade, quanto a renovação espiritual.

A abstinência de carne vermelha é observada com maior rigor, especialmente na Sexta-Feira Santa, quando se recorda a crucificação de Jesus Cristo. Nesse dia, é comum que os fiéis consumam peixe em suas refeições como uma forma de respeitar a tradição e relembrar o sacrifício de Cristo.

Nossa equipe acompanhou a grande movimentação dos consumidores na Peixaria do Oriváldo, e por lá, a procura pelo pescado esta grande nesta semana, como confirmou o vendedor, Antônio Neves Pereira:

Clique e ouça Antônio Neves Pereira

Sílvia Pessoa já sabe quais os ingredientes e também a forma que vai preparar o peixe para a Sexta-Feira Santa:

Clique e ouça Sílvia Pessoa

Neste ano, a venda de peixe deve registrar aumento de pelo menos 30%. Essa época do ano também estimula as feiras de pescados, que se intensificam quanto mais se aproxima da Semana Santa. Tradicionalmente também, mercados reforçam seus estoques de peixes e frutos do mar para atender à demanda.

Receita da Moqueca de Surubim da Sílvia

Frite o peixe e após deixe a gordura escorrer. Logo em seguida faça um tempero utilizando cebolinha, salsinha e cebolinha-de-cheiro. Caso você goste de outro tempero, você pode também utilizá-lo.

Depois é momento de preparar o molho. Para esse prato, a cozinheira utiliza massa de tomate e vai jogando o tempero enquanto o molho ferve. É importante ir acrescentando água durante esse processo para ela não secar.

Quando o molho estiver em um ponto bom de cremosidade, você coloca o peixe. Uma dica importante é não mexer no pescado enquanto ele tiver na panela, para que o mesmo não desmanche.

O prato combina com arroz branco e é uma ótima opção para data.

Por: Kelvin Fernandes

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: