Capa da Página Pesquisa revela aumento de violência obstétrica em hospitais pelo país - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

17/04/2024 às 08:37h

Pesquisa revela aumento de violência obstétrica em hospitais pelo país

Facebook

No Brasil, 45% das mulheres que deram à luz disseram que foram vítimas de agressão, é o que aponta um levantamento feito recentemente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A violência obstétrica não acontece somente na hora do parto, mas também na gestação, no pós-parto e afeta também o bebê.

O caso de Crislaine Silva, que mora em Belo Horizonte, é um exemplo. No nascimento do filho Lucas, ela alega ter sido abandonada pela equipe médica durante atendimento em um hospital da capital mineira:

Clique e ouça Crislaine Silva


Foram horas aguardando por atendimento médico e quando o bebê nasceu, apresentou determinadas condições físicas possivelmente ocasionadas pela demora em ser atendido no hospital. Crislaine disse que foram momentos de dor e muita espera até dar a luz ao seu primeiro filho:

Clique e ouça Crislaine Silva

Os tipos mais comuns de violência durante o parto são gritos, procedimentos dolorosos sem consentimento ou informação, falta de medicamentos indicados e negligência por parte de equipe médica. A diretora executiva em uma rede de hospitais em Belo Horizonte, Tatiana Lopes, e a professora de medicina da UFMG, Sônia Lansky, detalham esse tipo de situação que infelizmente têm sido recorrentes em salas de partos por todo país:

Clique e ouça Tatiana Lopes 

Ainda segundo o levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 30% das mulheres atendidas em hospitais privados nos últimos anos sofreram violência obstétrica. No Sistema Único de Saúde (SUS), a taxa é ainda maior, chegando a 45%.


Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: