Capa da Página Pio Canedo completa 20 anos em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

26/12/2023 às 07:43h

Pio Canedo completa 20 anos em Pará de Minas

Facebook

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (DEPEN-MG), realizou na última quinta-feira (21), na Câmara Municipal de Pará de Minas, solenidade de comemoração pelos 20 anos do Complexo Penitenciário Doutor Pio Soares Canedo.

O objetivo da cerimônia foi agradecer e homenagear servidores, parceiros e sociedade em geral, que de alguma forma contribuíram desde a implantação da unidade, em 23 de dezembro de 2003, até os serviços prestados atualmente.

Para o atual diretor-geral da Pio Canedo, Marcelo Carvalho, que trabalha no local desde o primeiro dia, tendo iniciado como agente penitenciário e que depois subiu de cargo até assumir a direção, a unidade prisional contribuiu para mais segurança para a sociedade, já que antes de ser inaugurada, Pará de Minas contava apenas com uma cadeia pública localizada na área central da cidade, oque trazia uma sensação de insegurança para a população que convivia com fugas. Ainda segundo ele, o atual presídio vem contribuindo para cumprimento de pena mais humanizado, seguro e com oportunidades de ressocialização para os indivíduos privados de liberdade:

Clique e ouça Marcelo Carvalho

O ex-deputado estadual e ex-prefeito, Antônio Júlio de Faria também esteve presente na cerimônia. Ele lembra que foi muito cobrado por parte dos pará-minenses para a não instalação do presídio. Também na opinião dele, a unidade trouxe mais sensação de segurança, já que a cadeia no centro estava inviável na época:

Clique e ouça Antônio Júlio

Quem também participou do evento foi a ex-diretora da Pio Canedo, Sara Simões Pires, a qual ficou na direção por 10 anos e meio, entre 2006 e 2017. Ela acredita que o trabalho de sucesso na época continua através do atual diretor Marcelo Carvalho:

Clique e ouça Sara Simões

Um dos frutos da Pio Canedo, que saíram da unidade e assumiram cargos importantes na Segurança Pública do Estado, foi Fábio Moreira, superintendente de gestão de vagas do Depen-MG. Ele que também começou junto a inauguração do presídio, elogia os trabalhos realizados pela unidade:

Clique e ouça Fábio Moreira

Outras autoridades políticas, como o prefeito Elias Diniz (PSD) e de segurança pública, além de servidores da Pio Canedo e familiares m estiveram presentes no evento comemorativo de 20 anos da unidade.

Por JC Notícias

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: