Capa da Página Postura inadequada pode trazer riscos à saúde - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

10/04/2024 às 08:45h

Postura inadequada pode trazer riscos à saúde

Facebook

Levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde mostra que somente a dor de cabeça supera a dor lombar. Uma postura correta é essencial para a saúde das pessoas. Sentar de qualquer jeito para trabalhar, assistir à televisão, dirigir e até mesmo dormir na posição incorreta pode causar dores ou lesões na coluna.

A maioria das pessoas adotam posições mais “confortáveis” para determinados movimentos ou situações. Entretanto, é necessário atenção quanto a isso para não cair no vício de postura errada.

Nas ruas de Pará de Minas, moradores comentam sobre quanto tempo em média ficam em determinadas posturas, que podem ser prejudiciais:

Clique e ouça população

Como disse Luciana, a prática de atividades físicas ajuda a amenizar as dores. Entre as práticas indicadas estão: natação, hidroginástica, musculação ou pilates. Além disso, a manutenção de um peso adequado também contribui para uma vida mais saudável.

Estar atento a uma posição correta durante as atividades do dia a dia também contribui para um bem-estar corporal, como afirma a educadora física, Ana Paula Nogueira:

Clique e ouça Ana Paula Nogueira

É muito comum sentarmos e curvar o tronco para frente em uma cadeira que se mantenha ereto e também abaixar o pescoço para usar o celular em vez de levantar o aparelho a altura dos olhos. Ana Paula comenta esse comportamento:

Clique e ouça Ana Paula Nogueira

Há situações que precisam de um acompanhamento médico. Então é preciso estar atento aos sinais de alerta com a postura. Então, vamos sentar corretamente e ajustar a postura para não ter problemas.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: