Capa da Página Presença de venezuelanos nas ruas de Pará de Minas chama atenção dos pará-minenses - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

18/07/2023 às 07:43h

Presença de venezuelanos nas ruas de Pará de Minas chama atenção dos pará-minenses

Facebook

Nos últimos anos, a Venezuela tem sido um dos países que mais gera refugiados no mundo, especialmente em virtude da crise político-econômica e humanitária que assola o país desde a morte de um dos seus maiores líderes, Hugo Chávez, que governou durante quatorze anos.

Desde então, a Venezuela sofre com a instabilidade política, o forte autoritarismo dos que governam, o consequente descontentamento da população, a falta de insumos básicos para a sobrevivência, o alto índice de desemprego e a miséria.

Na cidade de Pará de Minas no início desta semana, na Avenida Professor Mello Cançado, esquina com Rua Curitiba, e em praças da região central da cidade, um pequeno grupo de venezuelanos foram vistos por quem transitava nessas regiões.

Em conversa com o JC Notícias, Fernando Henrique, coordenador do Centro Pop em Pará de Minas, comenta sobre o aparecimento de pessoas venezuelanas e também da população em situação de rua:

Clique e ouça Fernando Henrique

Dizemos ‘refugiados’ quando nos referimos a pessoas que fugiram da guerra ou perseguição e cruzaram uma fronteira internacional. E dizemos ‘migrantes’ quando nos referimos a pessoas que se deslocaram por razões que não se encaixam na definição legal de refugiado.

Em Pará de Minas, não há dados ou informações sobre a presença de imigrantes ou refugiados, pois os usuários abordados recusam o acesso ao serviço e não repassam qualquer informação sobre sua situação. Fernando Henrique destaca as abordagens feitas pela equipe do serviço na cidade:

Clique e ouça Fernando Henrique 

De janeiro de 2017 a março de 2022, o Brasil recebeu 325.763 venezuelanos que permaneceram aqui. O estado de Minas Gerais é um dos principais destinos dos vizinhos latinos. Ainda segundo Fernando Henrique, os trabalhos da rede também atuam como primeiro contato para quem acabou de chegar no país:

Clique e ouça Fernando Henrique 

Em Pará de Minas, o Centro Pop realizou mais de 222 atendimentos nos dois últimos meses. Para ter acesso às informações pelo serviço, o telefone de contato é o (37) 3233-5944. O órgão fica na Rua Dr. Higino, 20 – Centro.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: