Capa da Página Relembre a história da telefonia em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

11/03/2024 às 09:07h

Relembre a história da telefonia em Pará de Minas

Facebook

No dia 10 de março de 1876, foi realizada a primeira bem-sucedida transmissão elétrica de voz por um aparelho inventado pelo homem. O realizador dessa façanha foi o cientista e empresário escocês Alexander Graham Bell. O nome atribuído ao aparelho foi telefone.

É por esse motivo que o dia do telefone é celebrado em 10 de março. No Brasil, Pedro II decidiu levar a novidade para solo brasileiro e, em 1877, foram instaladas as primeiras linhas telefônicas do país, ligando o Palácio da Quinta da Boa Vista à residência dos ministros do imperador.

Estava inaugurada a telefonia no Brasil. Já em 3 de abril de 1973, liderado por Martin Cooper, a Motorola apresentou e fez a primeira ligação de um telefone celular, com o DynaTAC 8.000, que só chegou a ser comercializado em 1983. Este celular marcou a primeira geração.

Para falar um pouco sobre a história do telefone e sua chegada até Pará de Minas, nós conversamos com a Cristina Almeida, que já está no ramo telefônico há 22 anos:

Clique e ouça Cristina Almeida

Em Pará de Minas, a antiga companhia CTBC era quem administrava as linhas, se tornando hoje a Algar Telecon:

Clique e ouça Cristina Almeida

Cristina Almeida ressalta a história da telefonia em Pará de Minas:

Clique e ouça Cristina Almeida

Um pouco mais a frente na história, hoje, o telefone mais moderno é o Smartphone Apple iPhone 15 Pro Max, avaliado em cerca de R$ 9 mil.

Por: Kelvin Fernandes

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: