Capa da Página Representação feminina em casas legislativas é desafio para igualdade de gênero - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

03/11/2023 às 09:45h

Representação feminina em casas legislativas é desafio para igualdade de gênero

Facebook

A Instituição do Direito e Voto da Mulher é recente no país, tendo participação política iniciada na década de 30. Mulheres que chegam a altos cargos públicos enfrentam diversos tipos de questionamentos, além das pressões políticas, preconceito, sexismo, e assim, muitas das vezes desistem.

Ao Jornal da Cidade, a única vereadora em exercício no legislativo em Pará de Minas, Irene Melo Franco comenta sobre o histórico desse direito para as mulheres:

Clique e ouça Irene

Mesmo com uma sub-representarão no meio político, as mulheres buscam cada vez mais direito e participação. Irene ainda comenta sobre uma lei sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado, em setembro, que cria o Programa de Enfrentamento ao Assédio e Violência Política contra a Mulher:

Clique e ouça Irene

As mulheres não chegam a 20% entre representantes nas casas legislativas no país e são a minoria entre o eleitorado. O cientista político e professor José Álvaro Moisés comenta os 90 anos do voto feminino no Brasil:

Clique e ouça José

O número de eleitores em Pará de Minas chegou a 66.067, sendo que na última eleição ao pleito, 316 candidaturas concorreram a um cargo no legislativo ou executivo municipal. Desse número, apenas 32% foi de candidatas.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Assessoria de Imprensa da CMPM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: