Capa da Página Saiba a diferença entre grafite e pichação - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

17/04/2023 às 09:01h

Saiba a diferença entre grafite e pichação

Facebook

É comum ver em grandes cidades, escritas e rabiscos sobre muros, fachadas de edificações, asfalto de ruas ou monumentos. Os praticantes desse tipo de atividade ilegal utilizam tinta em spray aerossol.

Mas o que define se pichação é ou não arte e no que ela se diferencia do grafite? Tanto a pichação quanto o grafite são pinturas feitas em muros, imóveis ou monumentos. Essa é a principal semelhança entre eles. Mas, a diferença está nas suas formas de pinturas.

A pichação, geralmente, é feita em tinta preta e contém símbolos ou dizeres. O grafite, por sua vez, se refere a desenhos. O JC Notícias conversou com Victor Caires, artista paraminense, que afirmou existir uma resistência da sociedade por desconhecimento do trabalho dos grafiteiros:

Clique e ouça Victor Caires

O grafite carrega valor estético, considerado uma expressão artística carregada de formas, cores e é “bem” aceita pela sociedade. Já a pichação é entendida como uma degradação da paisagem urbana. De acordo com o advogado José Gustavo, a proibição da pichação tem como base a lei de crimes ambientais que prevê penas de detenção de três meses a um ano e multa.

Clique e ouça José Gustavo

A pichação é classificada como dano qualificado, passível de detenção de seis meses a três anos, e multa, além de pena correspondente à violência, se houver.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: