Capa da Página Saúde espera imunizar 90% dos grupos prioritários durante campanha de vacinação contra a gripe 2024 - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

01/04/2024 às 08:51h

Saúde espera imunizar 90% dos grupos prioritários durante campanha de vacinação contra a gripe 2024

Facebook

Começou na última semana, a Campanha de Vacinação contra a Gripe. A ação será realizada até 31 de maio. O dia D de mobilização nacional está previsto para 13 de abril. A meta é imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários.

Com a proximidade do período de baixas temperaturas e aumento da circulação de vírus respiratórios, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)reforça a importância da vacinação contra a influenza (gripe). O estado recebeu 844 mil doses, que já foram distribuídas às regionais de saúde do estado. Posteriormente, mais remessas serão disponibilizadas aos municípios.


A imunização tem como objetivo a redução das complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus. A vacina é segura e está disponível em todo o estado. Em Pará de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde já está preparada para a campanha, como confirma a Enfermeira Juliana Viana, responsável pelo setor de Imunização do município. Ela ainda destaca os grupos prioritários:

Clique e ouça Juliana Viana

A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Pará de Minas. O atendimento é de 7h30 às 15h30, de segunda a sexta-feira. A enfermeira destaca o Dia D de Vacinação neste mês de abril:

Clique e ouça Juliana Viana

A meta neste ano também é imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários. Em 2023, infelizmente, a procura foi abaixo do esperado, como explica a enfermeira. Ela convoca os pará-minenses e desta a importância da vacinação:

Clique e ouça Juliana Viana

Em 2023, em Minas, foram notificados 549 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) por influenza e 51 óbitos. Em 2024, até fevereiro, foram 11 notificações da doença e uma morte.

Por Sérgio Viana

Fotos: Prefeitura Pará de Minas


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: