Capa da Página Secretaria de Saúde confirma morte de bebê de Pará de Minas por covid-19: Vacinas contra a doença para crianças até 5 anos estão em falta - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

02/02/2023 às 09:01h

Secretaria de Saúde confirma morte de bebê de Pará de Minas por covid-19: Vacinas contra a doença para crianças até 5 anos estão em falta

Facebook

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nessa quarta-feira (1º), a morte de um bebê de Pará de Minas, de apenas 10 meses, vítima de covid-19. O falecimento da menina ocorreu no dia 15 de julho do ano passado, porém, a investigação foi concluída na última terça-feira, 31 de janeiro, pelo Comitê Municipal de Prevenção do Óbito Materno Infantil e Fetal.

A criança era portadora de encefalopatia crônica não progressiva, devido a sequela de hipoxia periparto. Ela estava internada no Hospital João Paulo II, em Belo Horizonte, na data da morte.

Em novembro do ano passado, com o objetivo de evitar que crianças fossem vítimas da covid-19, como foi o caso da bebê pará-minense de 10 meses, citado pela reportagem, o Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a doença para o público infantil com faixa etária de 6 meses a 5 anos, após parecer favorável da Anvisa.

Os imunizantes da marca Pfizer-BioNTech foram enviados aos estados, assim como ocorreu em Minas, porém poucas doses chegaram, e desde dezembro do ano passado, o Governo Estadual aguarda a disponibilização de novas vacinas aos municípios, que depende do envio por parte do Ministério da Saúde.

Pará de Minas também segue sem vacinas contra a covid-19 para crianças de 6 meses a 5 anos, como confirma Érica Regina da Silva, coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde:

Clique e ouça Érica Regina

A coordenadora de imunização informa que Pará de Minas apenas recebeu imunizantes da marca Coronavac para completar o esquema vacinal de quem já tomou a primeira dose com essa vacina:

Clique e ouça Érica Regina

Aproveitando o espaço, Érica Regina lembra que a população pode procurar os postos de saúde, inclusive alguns que estão em horários estendidos, como o AME – Ambulatório Médico de Especialidades – para se vacinar contra a covid-19 e outras doenças:

Clique e ouça Érica Regina

Com o óbito confirmado da bebê de 10 meses, subiu para 306 o número de mortes por covid-19 em Pará de Minas, desde o início da pandemia. Atualmente 2 pacientes estão internados após testaram positivo para a doença e 18 seguem acompanhados em casa.

Por Sérgio Viana

Fotos: Arquivo Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: