Capa da Página Terreno vira “lixão a céu aberto” em bairro de Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

05/10/2023 às 08:00h

Terreno vira “lixão a céu aberto” em bairro de Pará de Minas

Facebook

Próximo a importantes centros hospitalares como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Padre Libério e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), ruas e terrenos vêm sendo usados por moradores para despejo de lixo.

No local é possível encontrar peças de carros, artigos eletrônicos como TVs, colchão, resíduos de vidros, papelão e até carcaça de animais mortos. Na Rua Doutor Olavo Vilaça e na Rua Alza Ubá, no bairro Senador Valadares, é possível avistar a formação de um “lixão a céu aberto”.

A área de muito interesse por empreendimentos imobiliários da região, constantemente sofre com queimadas, que misturada a agentes químicos, agravam a saúde de quem mora na região. Em entrevista ao Jornal da Cidade, José Hermano de Oliveira Franco, secretário municipal de Meio Ambiente explica esses acontecimentos que têm sido recorrentes:

Clique e ouça José Hermano

A busca por implementação de políticas públicas e situação do despejo de lixo em Minas Gerais é um assunto que vem sendo tratado por ambientalistas e governantes. No estado, 308 municípios precisam acabar com seus lixões até 2024, dentre elas, cidades como Abaeté e Conceição do Pará.

Também há 76 municípios não regularizados, ou seja, sem licença ambiental para a destinação correta do lixo. Luiz Gonzaga, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes, fala ao JC Notícias sobre os obstáculos envolvendo a destinação correta desses materiais que são descartados de forma irregular:

Clique e ouça Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga ainda aponta soluções para sanar esse problema que é uma realidade em todo o país:

Clique e ouça Luiz Gonzaga

A legislação de Pará de Minas prevê que os resíduos sólidos urbanos só poderão ser dispostos nos passeios públicos da respectiva habitação, condomínio ou estabelecimento, para a coleta nos dias e horários definidos pela Administração Pública, através de regulamento, informativo ou material publicitário. As denúncias nos casos de descarte irregular de lixos devem ser feitas pelo WhatsApp, no número (37) 99972-3192.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: