Capa da Página Violação dos direitos das crianças e adolescentes registra alta em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

17/04/2024 às 08:34h

Violação dos direitos das crianças e adolescentes registra alta em Pará de Minas

Facebook

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelam que houve aumento nos casos de violação aos direitos de crianças e adolescentes no Brasil. Em Pará de Minas, somente no último ano foram registradas 30 ocorrências pelo Conselho Tutelar na cidade. Um número preocupante, já que em 2022, foram 20 denúncias, o que representa um aumento de 40%.

Os conselheiros são responsáveis, por exemplo, por receber denúncias de situações de violência, como negligência, maus-tratos e exploração sexual. Rosilene Maciel, conselheira tutelar em Pará de Minas, fala dos trabalhos do órgão na cidade:

Clique e ouça Rosilene Maciel 


Números do Conselho Tutelar de Pará de Minas mostram um aumento de denúncias por violações contra crianças e adolescentes. Em 2022, foram registrados 1.087, já em 2023, 1.453, o que representa o aumento de 40%.

Esse tipo de crime traz consequências para a saúde e integridade da criança ou adolescente, como afirma Marcos Figueiredo, psicólogo e responsável pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS):

Clique e ouça Marcos Figueiredo 

Entre os registros de violações contra crianças de 0 a 6 anos, 84% delas foram cometidas por familiares, como pai, mãe, madrasta, padrasto ou avós. Os dados incluem violência física, psicológica, sexual e negligência. Outra pesquisa recente também revelou que 67% dos pais e mães responderam ter, ao menos uma vez, recorrido a gritos ou palmadas nos filhos (de 0 a 3 anos) durante o período da pandemia.

Situações envolvendo maus-tratos e demais violações dos direitos de crianças e adolescentes devem ser denunciadas junto ao Conselho Tutelar, Polícia Militar e Polícia Civil. Além disso, o Disque 100 atua como canal para relatar qualquer ataque aos direitos humanos dessas vítimas.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: