A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério do Trabalho e Previdência – deflagrou nessa terça-feira (28), a Operação Perdizes, para desarticular associação criminosa voltada a fraudar os cofres da União.
Foram cumpridos 3 mandados de prisão preventiva e 5 de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal Criminal de BH, nos municípios de Perdigão e Curral de Dentro.
Laudos de biometria forense, elaborados pelos policiais federais, permitiram também a identificação de pessoas fictícias, criadas pelo grupo criminoso, através da falsificação de certidões de nascimento, documentos de identidade e comprovantes de residência, para a obtenção da vantagem ilícita previdenciária.
As fraudes praticadas envolvem em sua maioria benefícios de amparo ao idoso de baixa renda.
O trabalho de investigação, a partir da identificação dos benefícios fraudados, possibilitou a identificação de outros integrantes do grupo criminoso que serão autuados pela prática dos crimes de estelionato qualificado e associação criminosa, cujas penas de reclusão variam de 2 anos e 4 meses a 9 anos e 7 meses.
O prejuízo sofrido pela União com o esquema ilícito alcançou mais de um milhão e seiscentos mil reais, ao passo que será evitado um prejuízo superior a dois milhões, trezentos e sessenta e sete mil reais aos cofres públicos com a descoberta das fraudes praticadas pelo grupo criminoso.
Por JC Notícias
Foto: Espacial FM
02/04/2025 - Foragido da Justiça é preso no bairro São Paulo
02/04/2025 - Adolescente é apreendido com quase 600 pedras de crack
02/04/2025 - Mais de 400 tabletes de maconha são encontrados em carro abandonado na MG-050
02/04/2025 - Suspeito de tráfico de drogas que desafiava a polícia acaba preso durante ação conjunta
02/04/2025 - Suspeito de chefiar tráfico em Betim morre baleado após confronto com a PM
01/04/2025 - Dupla é detida suspeita de matar homem na Rua Nova Serrana
01/04/2025 - Suspeitos de envolvimento na execução de homem são presos pela Polícia Civil
01/04/2025 - Adolescente desaparecida é encontrada com integrante de facção criminosa
01/04/2025 - Corpo de Bombeiros encerra buscas por adolescente desaparecida no Rio São Francisco