30/04/2025 às 09:06h
Em meio às celebrações dos 100 dias de governo do presidente Trump, nos Estados Unidos, relatório da Anistia Internacional destaca que as ações e campanhas promovidas pelo presidente norte-americano estão sendo responsáveis pela violação de direitos humanos, colocando em risco bilhões de pessoas em todo o mundo.
De acordo com o documento, divulgado nesta terça-feira (29), o chamado “Efeito Trump” influenciou também outros líderes mundiais ao longo de 2024, o que acelerou a difusão de práticas autoritárias e fez com que o mundo retrocedesse na promoção de direitos a todas as pessoas.
“Com a eleição de Donald Trump e a forte captura corporativa de seu governo, estamos sendo empurrados para uma era brutal em que o poder militar e econômico supera os direitos humanos e a diplomacia; em que as hierarquias raciais e de gênero e o pensamento de soma zero moldam as políticas, em que o nacionalismo niilista conduz as relações internacionais”, afirma o relatório intitulado O Estado dos Direitos Humanos no Mundo.
Entre os impactos do governo Trump, a Anistia Internacional destaca a disseminação da repressão contra dissidências políticas; a escalada de conflitos armados; esforços insuficientes para lidar com o colapso climático e crescente reação contra os direitos de migrantes, refugiados, mulheres, meninas e pessoas LGBTQIA+.
“Precisamos encarar as falhas sistêmicas do sistema internacional na defesa dos direitos humanos. Mas, hoje, enfrentamos forças reenergizadas que estão trabalhando para impor um novo sistema: não um sistema mais bem equipado para a igualdade e a justiça, mas um sistema sem proteções aos direitos humanos; não um sistema que sirva melhor ao Estado de Direito, mas um sistema projetado para servir ao império do lucro em detrimento da justiça”, afirma a secretária-geral da Anistia Internacional, Agnès Callamard, na publicação.Com informações de O Tempo
Foto: redes sociais
17/03/2023 - Prefeita veta PL que isenta vítima de enchente de pagar conta de água
14/03/2023 - Moraes liberta mais 130 pessoas presas por atos golpistas de janeiro; todos são homens
10/03/2023 - Detran deve deixar a Polícia Civil e fazer parte da Secretaria de Planejamento de Minas
27/02/2023 - Comando de comissões e reforma tributária movimentam Congresso
24/02/2023 - Governo fechará espaço aéreo sobre Terra Indígena Yanomami a partir de 6 de abril
21/02/2023 - Verba federal prevista para prevenção de desastres é a menor em 14 anos, diz associação
04/02/2023 - PRF recupera veículo furtado, ao atender acidente