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21/02/2023 às 07:01h

A proeza da engenharia da Noruega que conecta o sul do país através de fiordes, geleiras e outras maravilhas naturais

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Em uma manhã gelada de novembro na capital norueguesa, Oslo, embarquei em um trem para a cidade de Bergen.

Venho explorando a Noruega há mais de uma década e já retornei pelo menos uma dúzia de vezes desde minha primeira viagem para o país. Já estive no ponto continental mais ao norte da Noruega (Knivskjelodden) e no seu extremo sul (Lindesnes Fyr, onde meus óculos de sol voaram da minha cabeça, levados para o mar durante um vendaval).

Já vi morsas e baleias. Caminhei pelas geleiras no arquipélago de Svalbard e fiquei ao lado da única palmeira do país, na cidade litorânea de Kristiansand. Presenciei a aurora boreal no inverno e participei de uma festa durante o sol da meia-noite no verão.

Mas, por razões que desafiam a compreensão, eu nunca havia viajado pela ferrovia Oslo-Bergen. E, quanto mais penso sobre isso, mais estranho me parece. Afinal, ela é frequentemente relacionada entre as viagens de trem mais bonitas do mundo.

Agora, finalmente, eu iria fazer a viagem.

Fiz minha pesquisa antes de viajar. Eu sabia, por exemplo, que, em um dia curto de novembro, somente um dos cinco horários de partida – 8h25 da manhã – permitiria que eu fizesse todo o trajeto de 496 km, com duração de seis horas e meia, durante o dia. E sabia também que deveria reservar um assento na janela do lado esquerdo do trem (ou direito, se você estiver saindo de Bergen), para ter a melhor visão do passeio.

Quando o trem deixou a plataforma da estação em Oslo, senti rapidamente que, mesmo sem perceber, eu ansiava por aquele momento há muito tempo.

No começo, não havia nada que sugerisse as emoções que estavam à minha espera. Mas, à medida que o trem se afastava do centro da capital, surgiam pequenos vislumbres: os barcos de recreação de Oslofjord; as elegantes casas de madeira nas encostas das montanhas; e as placas que indicavam a península de Bygdøy, onde os museus contam histórias épicas de exploração e do passado dos vikings.

Depois de deixar para trás as cidades de Asker e Sandvika, o trem ganhou velocidade, cruzou o fiorde e passou rapidamente pela florescente cidade-dormitório de Drammen, com seus morros ocupados por belas casas trazidas pela expansão urbana.

Não muito longe, a oeste de Drammen, a linha tomou o rumo norte. Esta linha ferroviária foi tão bem projetada que mudamos de direção quase sem perceber. Em um minuto, estávamos viajando para o oeste e, no minuto seguinte, estávamos nos dirigindo para o norte.

Foi o próprio cenário quem se encarregou de anunciar a mudança de direção. Subitamente, os morros ficaram mais altos e os prados alpinos intocados e encostas cobertas de pinheiros rodeavam vales profundos, marcados por pequenas vilas e casas rurais isoladas à beira de precipícios.

Gradualmente, surgiam as mudanças. O trem reduzia a velocidade, sugerindo sutis aumentos de altitude.

Entramos em um vale à beira de um belo fiorde. Saímos dele através de uma passagem bem acima do nível do vale. Olhando de volta para onde começamos, tudo parecia estar terrivelmente mais abaixo.

Em seguida, sem prévio aviso, saímos de um túnel para as altas neves de Hardangervidda, um enorme planalto montanhoso.

“Adoro olhar para o rosto das pessoas quando elas fazem esta viagem pela primeira vez”, conta Jørgen Johansen, que atende o público para as autoridades ferroviárias da Noruega há mais de três décadas. “Nunca me canso da vista, mas o olhar de admiração no rosto das pessoas é o que mais aprecio.”

Com o trem agora se movimentando sobre o maior planalto da Europa – Hardangervidda tem cerca de 6,5 mil km² e altitude média de mais de 1 mil metros sobre o nível do mar –, a viagem fica um pouco diferente. Pela primeira vez, comprovamos que este é o tronco ferroviário mais alto do norte da Europa e também uma maravilha da engenharia.

Hardangervidda é uma das formações geológicas mais antigas do norte do continente europeu. O planalto, seus vales e contornos foram moldados milênios atrás pelas geleiras, que levavam os resíduos gelados em direção ao mar.

O trajeto que o peso do gelo levou milhares de anos para percorrer na inexorável marcha do tempo, os construtores de estradas e ferrovias da Noruega conseguiram em questão de décadas.

Fonte: G1
Foto: Canvas

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