Capa da Página Estreia de “Quarto de Criança” - Cultura - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 20º MIN 24º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Cultura

16/01/2020 às 09:06h

Estreia de “Quarto de Criança”

Facebook

O novo espetáculo do Grupo ReVerso, Quarto de Criança, fará a estreia oficial nos dias 25 e 26 de janeiro de 2020, às 17 horas, no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, em Pará de Minas. Em cena quatro personagens partilham, entre eles e com o público, brincadeiras, poemas e canções. Misturando composições musicais e poemas dos autores criados especialmente para o espetáculo – característica do Grupo ReVerso – com clássicos literários e musicais do folclore brasileiro e mundial, o espetáculo é um convite ao brincar de poesia, a se divertir com as palavras, à entrega à ludicidade, à magia e à fantasia, resgatando um romantismo tão ausente na sociedade atual. Para encantar crianças e adultos de todas as idades.

“Quarto de Criança” fez três pré-estreias em 2019, todas para públicos fechados; em Pitangui, MG, no dia 7/10, no Centro Educacional Professor Francisco Saldanha; no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, no dia 8/10, para alunos da Escola Estação do Saber, de Pará de Minas; em Itaúna, em praça, em 23/11.

A ideia para criar a peça partiu de pesquisa e observação da vida contemporânea. Com o uso da tecnologia cada vez mais presente na vida cotidiana, possibilitando à criança e ao adolescente ficarem conectados por muitas horas seguidas, o contato com livros e, consequentemente, com a poesia – gênero literário sofisticado que humaniza, sensibiliza e amplia emoções – perdeu espaço para as novas mídias/redes sociais. Junto a esse cenário tecnológico, o novo formato social vigente faz com que pais tenham jornadas longas de trabalho, impossibilitando-os da convivência e da participação ideal na vida de seus filhos. Dessa maneira, conhecimentos importantes podem não estar sendo repassados por meio das brincadeiras às novas gerações. Pensando em novas possibilidades de incentivar a leitura e a escrita de poesia, o Grupo de Teatro Reverso criou o “Quarto de criança”, um espetáculo que une música e poesia para tentar preencher lacunas essenciais no processo de formação da criança e do adolescente. O teatro tem a capacidade de ampliar e reunir todas as dimensões humanas: a emotiva, a racional, a mística e a corporal. O tipo de experiência que o contato com a arte é capaz de proporcionar é único e não pode ser substituído por nenhuma outra área do conhecimento humano. Isso significa que, sem as artes, nosso entendimento do mundo e também de nós mesmos fica empobrecido. Conhecer e entender a arte produzida pelo grupo cultural a que pertencemos é fundamental para a construção da nossa identidade.

Ficha técnica

Dramaturgia: Criação coletiva

Direção: José Roberto Pereira

Elenco: Carmélia Cândida, José Roberto Pereira, Marcilene Tavares e Wilsinho da Floresta

Trilha sonora original: Criação coletiva

Cenário e figurino: José Roberto Pereira e Marcilene Tavares

Designer de luz: Ari Lima

Classificação Livre

Realização: Grupo de Teatro ReVerso



Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: