Capa da Página CEMIG orienta consumidores para uso consciente da energia elétrica durante a quarentena do COVID-19 - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 13º MIN 27º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

28/03/2020 às 09:00h

CEMIG orienta consumidores para uso consciente da energia elétrica durante a quarentena do COVID-19

Facebook

Com as pessoas ficando mais em casa devido à pandemia provocada pelo Coronavírus, é comum o aumento no uso de equipamentos eletrônicos como TV, rádio, computadores, ares-condicionados e chuveiros. Logo, o consumo de energia elétrica deve aumentar consideravelmente e pode comprometer a rede de distribuição da CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais, já que haverá uma sobrecarga no sistema elétrico.

Para conter qualquer problema na rede elétrica, a CEMIG orienta seus consumidores quanto ao uso consciente da energia, principalmente nos horários de pico, onde o consumo aumenta consideravelmente. Para saber mais informações sobre economia de energia em tempo de quarentena, o Jornal da Cidade entrou em contato com a Companhia Energética de Minas Gerais e conversou com Thiago Batista, engenheiro de eficiência energética da estatal.

Em entrevista, ele comenta quais são os vilões do consumo nesta época e como as pessoas podem economizar mesmo estando o tempo todo dentro de casa:

Clique e ouça Thiago Batista

Vale ressaltar que em casos de problemas na rede elétrica, o recomendável é ligar no telefone da CEMIG (116). Os atendimentos presenciais nas agências da empresa estão suspensos por prevenção ao Coronavírus. Além do telefone, a estatal ainda possui canais virtuais como aplicativos de smartphones e ainda o site oficial, onde é possível solicitar serviços e solucionar demandas.

O consumidor deve ficar atento também ao sistema de bandeiras tarifárias, em que vão do patamar verde ao vermelho, sendo esse último o que indica maior cobrança nas faturas. Nestes meses de quarentena, março e abril, por exemplo, as companhias elétricas estão adotando a bandeira verde, a qual possui índice de custo menor, e deve-se ao período de chuva positivo do início deste ano.

Por Henrique Silva

Fotos: Rádio Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: