Capa da Página Cerveja artesanal ganha o gosto do povo e a venda cresce na cidade - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

21/12/2023 às 09:34h

Cerveja artesanal ganha o gosto do povo e a venda cresce na cidade

Facebook

Minas reconquistou o terceiro lugar no ranking dos Estados com mais cervejarias no país. Novas 33 fábricas foram criadas no Estado neste ano, alcançando 222 estabelecimentos, o que faz Minas ultrapassar Santa Catarina, com 215 fábricas. Ao todo, o Brasil possui hoje 1.729 cervejarias, em 2021, eram 1.549 empresas registradas.

Segundo pesquisas, atualmente, 44% da população brasileira prefere as cervejas artesanais. No ano passado, o mercado chegou a 15 bilhões de litros consumidos entre os brasileiros. A cerveja artesanal, como o próprio nome já diz, vem de uma produção pessoal, muitos fazem em casa para consumo próprio e acabam vendendo o excedente, isso gera uma diversidade de sabores na hora do preparo.

Para falar sobre esse assunto, nossa equipe de reportagem esteve em uma cervejaria artesanal de Pará de Mianas, e conversou com Ana Paula Ferrante, Mestre Cervejeira, a qual explicou melhor sobre a produção:

Clique e ouça Ana Paula Ferrante

Klyverton Guido, Mestre Cervejeiro, explica como é o processo de produção:

Clique e ouça Klyverton Guido

Apesar de poder ser feita muitas vezes em casa, para a venda é necessário obter todos os registros junto aos órgãos públicos. Além disso, o preparo deve ser feito por pessoal capacitado nas áreas químicas.

Por: Kelvin Fernandes

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: