Capa da Página Chegada do frio traz alertas sobre o consumo de energia - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

05/06/2023 às 07:18h

Chegada do frio traz alertas sobre o consumo de energia

Facebook

Com a aproximação do inverno, os dias mais frios já começam a mudar os hábitos das pessoas e, consequentemente, o uso de aparelhos e equipamentos que podem gerar mais conforto e criar uma temperatura mais agradável se intensificam.

Segundo o engenheiro de Eficiência Energética e Sustentabilidade da Cemig, Thiago Batista, adotar atitudes simples no dia a dia pode auxiliar na redução do consumo:

Clique e ouça Thiago Batista


Alguns eletrodomésticos como os refrigeradores são os que mais contribuem para o aumento no valor da fatura de energia, devido ao ‘abre e fecha’. Além disso, é importante lembrar que alimentos ainda quentes não devem ser armazenados no seu interior, pois isso sobrecarrega o refrigerador e consequentemente aumenta o consumo de energia:

Clique e ouça Thiago Batista


Outra dica recomendável é, ao se utilizar a máquina de lavar roupas, colocar de uma só vez a quantidade máxima de peças indicada pelo fabricante, diminuindo assim a quantidade de vezes de utilização do eletrodoméstico. O ferro elétrico também só deve ser ligado quando houver uma grande quantidade de roupas para passar e substituir as lâmpadas de casa  por lâmpadas LED pode apresentar, mensalmente, uma economia de até 75% no consumo.

Por Sérgio Pêgo/Agência Minas

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: