Capa da Página Dia do Capoeirista é lembrado em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 17º MIN 32º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

04/08/2021 às 09:04h

Dia do Capoeirista é lembrado em Pará de Minas

Facebook

Nessa terça-feira (3), foi comemorado o Dia do Capoeirista. A data, além de homenagear os adeptos dessa cultura, ressalta a importância da prática para no Brasil.

A capoeira é um tipo de luta que teve origem no Brasil a partir do século XVI. De grande expressividade para a cultura brasileira, tem como principais características a defesa pessoal, além de movimentos corporais bem ágeis. Nesse esporte, os praticantes exercitam bastante os pés e a cabeça.

Um importante atributo da capoeira para as outras artes marciais consiste na sua musicalidade. Além de aprender a lutar e jogar, os participantes tocam instrumentos de origem afro-brasileira como o atabaque, berimbau e o agogô, além de cantar as músicas típicas. Para ser um capoeirista completo, o praticante deve lutar de acordo com a musicalidade.

A capoeira além de ser um exercício que desenvolve a coordenação motora, como outros esportes, melhora o aumento da frequência cardíaca, o desenvolvimento muscular, a queima de gordura, assim como a flexibilidade e a resistência física. Em entrevista ao Jornal da Cidade o professor de capoeira Robert Willians fala sobre essa data importante para a cultura brasileira:

Clique e ouça Robert Willians:

Robert ressalta como a capoeira tem um papel socioeducativo:

Clique e ouça Robert Willians:


O capoeirista explica que a capoeira também é sinônimo de saúde:

Clique e ouça Robert Willians:


Os escravos criaram a capoeira como uma forma de se proteger da violência e punição dos colonizadores brasileiros. Eles eram frequentemente alvos de agressões e atrocidades dos senhores de engenho.

Por: Kelvin Fernandes

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: