Capa da Página Instituto Estadual de Florestas inicia campanha de prevenção e combate a incêndios em Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 13º MIN 36º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

13/08/2020 às 09:38h

Instituto Estadual de Florestas inicia campanha de prevenção e combate a incêndios em Minas

Facebook

O Governo de Minas, por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), acaba de lançar a campanha de prevenção a incêndios florestais. Com o tema “Quando a natureza sufoca, quem não respira é você”, a iniciativa apresenta peças publicitárias com mensagens educativas nas mídias de todo o estado.

A campanha coincide com o período crítico para a ocorrência de incêndios, que se estende até novembro, devido à estiagem. A temporada de incêndios florestais ocorre todos os anos com início em julho, atingindo o pico de ocorrências nos meses de setembro e outubro. O intervalo é marcado pela baixa incidência de chuvas e ressecamento da vegetação, além da baixa umidade relativa do ar, o que propicia maior número de focos de fogo.

Rodrigo Bueno, gerente de prevenção e combate a incêndios florestais do IEF, dá dicas de como evitar as queimadas nesta época do ano:

Clique e ouça Rodrigo Bueno

Minas registrou em 2019 um alívio em relação aos incêndios florestais, na comparação com a área média historicamente atingida. Balanço do IEF mostra que o fogo em áreas internas de unidades de conservação mineiras consumiu cerca de 27 mil hectares no último ano. O número é 21% menor se comparado à média de 34 mil hectares/ano registrada em um intervalo de seis anos, entre 2013 e 2018.

Por Henrique Silva com informações da Agência Minas

Foto: Rádio Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: