Capa da Página Pará-minenses fazem manifestação pelo voto auditável - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 15º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

03/08/2021 às 07:51h

Pará-minenses fazem manifestação pelo voto auditável

Facebook

Milhares de pessoas foram às ruas, no último domingo (1º), em uma manifestação pelo voto impresso auditável nas eleições de 2022. Os atos ocorrem em várias cidades e, principalmente, nas capitais, como Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Salvador, Maceió e São Luís.

Sob a justificativa de que o voto impresso pode ser auditável, ou seja, passar por auditoria, existe até uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 135/19 sendo discutida no Congresso Nacional. A proposta quer instituir o voto impresso auditável já a partir das eleições de 2022.

O assunto divide opiniões e chegou a ser tema de lives do presidente Jair Bolsonaro, em suas redes sociais. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por sua vez reforça que as urnas eletrônicas são 100% seguras.

Em Pará de Minas também houve manifestações em favor do voto auditável. Os manifestantes se reuniram no estacionamento do Colégio Fernando Otávio. A equipe do Jornal da Cidade foi até o local e conversou com alguns participantes que deram mais detalhes:

Clique e ouça Vinícius Alves:

A manifestante Elisa Lages ressalta o motivo de participar das manifestações:

Clique e ouça Elisa Lages:

A Comissão Especial do Voto Impresso (PEC 135/19) se reúne na próxima quinta-feira (5) para votar o parecer do relator, deputado Filipe Barros (PSL-PR). A reunião está marcada para as 14h, em plenário a definir.

Por: Kelvin Fernandes/Com informações da Agência Câmara

Fotos: Espacial FM 


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: