Capa da Página Polícia Civil alerta sobre golpes a partir da clonagem de anúncios de venda de carros - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 20º MIN 29º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

26/01/2021 às 08:54h

Polícia Civil alerta sobre golpes a partir da clonagem de anúncios de venda de carros

Facebook

Um tipo de estelionato vem chamando a atenção da Polícia Civil, que alerta sobre os crimes praticados principalmente pela internet. Os golpistas clonam anúncios de carros e agem como intermediários na compra e venda dos veículos.

Em Minas Gerais esses casos vem aumentando bastante, assim como em Pará de Minas. De acordo com a Polícia Civil, a maioria dos golpes ocorreu pela internet, após o início do isolamento social, período em que as pessoas têm utilizado o computador com mais frequência, além de estarem mais vulneráveis. Houve vítimas que perderam de R$ 10 mil a R$ 100 mil em algumas ocasiões.

Segundo o delegado regional de Pará de Minas, Carlos Henrique Gomes Bueno, o estelionatário coleta os dados do vendedor no próprio anúncio pelo site. Liga, pede as informações do veículo, diz que vai comprar e, por essa razão, pede para que o anúncio seja deletado. Em seguida, cria uma nova publicação, com os dados que a vítima passou e com o preço mais baixo, o que atrai compradores. Então, o criminoso negocia um bem que não é dele e manipula duas pessoas até conseguir um depósito financeiro.

Logo nesses primeiros dias de 2021, dois pará-minenses já caíram neste tipo de golpe, e por isso, o delegado faz o alerta:

Clique e ouça Delegado Carlos Henrique

De acordo com o delegado, na última ocorrência dessa natureza, as duas vítimas foram a Delegacia ao mesmo tempo para prestarem queixa e somente lá que descobriram o golpe:

Clique e ouça Delegado Carlos Henrique

O delegado confirma que na maioria dos casos há uma dificuldade em encontrar os golpistas, por isso as pessoas devem ficar em alerta:

Clique e ouça Delegado Carlos Henrique

Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), mais de 60 mil pessoas caíram em golpes pela internet em 2020.

Por Sérgio Viana

Fotos: Arquivo Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: