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15/07/2020 às 09:00h

Comer mais frutas e verduras pode reduzir o risco de diabetes em 25%

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Manter uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e alimentos integrais, pode diminuir o risco de diabetes tipo 2. É o que sugerem dois estudos, um realizado na Inglaterra e outro nos Estados Unidos.

No primeiro estudo, realizado na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, os pesquisadores analisaram mais de 9.700 pessoas que desenvolveram diabetes tipo 2 e mais de 13.600 que não. Os participantes eram de oito países europeus e faziam parte de um estudo de longo prazo sobre câncer e nutrição.

Depois de se ajustar ao estilo de vida e aos fatores de risco social e dietético para diabetes, as pessoas com os níveis mais altos de consumo de frutas e vegetais tiveram 50% menos probabilidade de desenvolver diabetes do que aquelas com os níveis mais baixos. A cada 66 gramas por dia de aumento na ingestão total de frutas e vegetais estava associado a um risco 25% menor de desenvolver diabetes tipo 2.

O outro estudo, realizado na Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, incluiu mais de 158.000 mulheres e mais de 36.000 homens no país. Depois de ajustar o estilo de vida e os fatores de risco dietéticos para diabetes, as pessoas com os níveis mais altos de consumo de grãos integrais tiveram uma taxa 29% menor de diabetes tipo 2 do que aquelas com os níveis mais baixos.

Em termos de alimentos específicos para grãos integrais, uma ou mais porções diárias de cereais integrais ou pão integral foi associado a um menor risco de diabetes tipo 2 (19% e 21%, respectivamente) em comparação com menos de uma porção por mês.

Duas ou mais porções por semana, em comparação com menos de uma porção por mês, foram associadas a um risco 21% menor no consumo de aveia, um risco 15% menor para a adição de farelos e um risco 12% menor para arroz integral e gérmen de trigo.

As reduções no risco de diabetes pareciam estar em torno de duas porções por dia para a ingestão total de grãos integrais e em cerca de metade da porção por dia para cereais integrais e pão integral.

Os estudos não podem provar causa e efeito. Ainda assim, as duas equipes de pesquisa disseram que seus resultados reforçam as recomendações para aumentar o consumo de frutas, vegetais e grãos integrais como parte de uma dieta saudável para prevenir o diabetes tipo 2.

Fonte: BMJ. July 8, 2020 / terra.com.br

Foto: Rádio Espacial FM / Divulgação

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