14/05/2019 às 19:10h
A Lua possui uma superfície originalmente quebradiça e, com o encolhimento, formam-se as “falhas de pressão” que causam terremotos, os chamados “Moonquakes”.
Para a descoberta, cientistas analisaram mais de 12 mil imagens registradas pela espaçonave Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), que detectaram trincheiras rasas e colinas criadas a partir da perda de calor e do encolhimento do satélite.
Segundo a NASA, isso é perto o suficiente para associar os terremotos às "falhas de pressão". Ainda foi constado que seis dos 8 tremores ocorreram enquanto a Lua estava em seu apogeu, ou seja, no ponto mais distante da Terra. Isso eliminaria a possibilidade de os tremores terem sido causados por uma tensão gravitacional.
Não é novo que a Lua, como o a Terra, possui atividade sísmica. Entretanto, cientistas constataram que o encolhimento do interior do satélite pode estar causando os tremores na superfície. Estudos anteriores estimaram que essas bacias pararam de se contrair cerca de 1,2 bilhão de anos atrás.
Segundo o Tomas Watters, a descoberta evidencia que essas falhas permanecem ativas ainda estão produzindo terremotos.
Fonte: G1
29/11/2019 - Espada e martelo 'medievais' são apreendidos na zona rural de Monte Carmelo
28/11/2019 - Lula é condenado em segunda instância no caso do sítio, e pena sobe para 17 anos
28/11/2019 - Petrobras reajusta preço da gasolina em 4% nas refinarias
28/11/2019 - Mãe e namorada espancam e matam criança de 3 anos
28/11/2019 - Zema dá pontapé oficial para privatização da Cemig, Copasa e outras estatais