Capa da Página Tufão Chan Hom faz China tirar de casa mais de 800 mil pessoas - Destaques - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 18º MIN 28º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Destaques

11/07/2015

Tufão 'Chan Hom' faz China tirar de casa mais de 800 mil pessoas

Facebook

Mais de 800 mil pessoas foram retiradas de suas casas por precaução no leste da China por causa da chegada do tufão "Chan Hom", prevista para ocorrer na tarde deste sábado (11), após causar estragos no Japão e em Taiwan.

O Centro Meteorológico Nacional da China prevê que a tempestade chegará ao litoral leste do país entre as localidades de Sanmen e Zhoushan, ambas na província de Zhejiang. Por isso, as autoridades ordenaram que mais de 865 mil moradores da região deixassem suas casas, informou a agência oficial "Xinhua".

Além disso, mais de 29 mil embarcações foram obrigadas a retornar aos portos, acrescentou a "Xinhua".

O tufão Chan Hom estava a 185 km do litoral chinês às 5h locais e avança com uma velocidade de 20h km/h, indicou o Centro Meteorológico Nacional.

Na sua passagem por Taiwan, o tufão provocou a morte de uma pessoa e deixou outros três feridos, além de gerar uma paralisação completa na ilha na sexta (10).

Já no Japão, 19 pessoas ficaram feridas em decorrência dos fortes ventos trazidos pela tempestade.

Os efeitos do Chan Hom já começam a ser sentidos na China, embora as previsões indiquem que as rajadas de vento e as chuvas só atingirão o país nas próximas horas. Além de Zhejiang, serão afetadas outras províncias vizinhas como Jiangsu, Anhui e Fujian, inclusive a cidade de Xangai.

Outro tufão
Outro tufão, o "Linfa", afetou nesta semana cerca de 1,6 milhão de pessoas, das quais 56 mil ficaram desabrigadas, na província de Cantão, no sul da China, de acordo com as autoridades locais. As perdas econômicas foram estimadas em 1,3 bilhão de iuanes (US$ 213 milhões).

Fonte: G1

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: