Capa da Página Novembro Azul: movimento visa conscientizar os homens sobre os cuidados com o câncer de próstata - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 18º MIN 22º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

14/11/2019 às 09:01h

Novembro Azul: movimento visa conscientizar os homens sobre os cuidados com o câncer de próstata

Facebook

Novembro Azul é um movimento mundial que ocorre durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se mais de 68 mil novos casos da doença entre os anos de 2018 e 2019.

As vítimas, em sua maioria, são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. Para alertar sobre a importância de os homens cuidarem da saúde, o JC Notícias conversou com a representante da ACCCOM – Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas, Consuelo Reis Fonseca.

Em entrevista, ela explica o que é o movimento “Novembro Azul” e a importância de se promovê-lo todos os anos:

Clique e ouça Consuelo Fonseca

Consuelo destaca as ações promovidas pela ACCCOM durante todo o mês de novembro:

Clique e ouça Consuelo Fonseca

Além do câncer, a próstata pode ser afetada por outras duas doenças a prostatite (inflamação) e a hiperplasia (aumento) prostática benigna (HPB). Estas três enfermidades podem ser diagnosticadas com o exame de toque retal e a dosagem do PSA no sangue. Portanto, é mais que necessária a conscientização dos homens em consultar um urologista regularmente.

Por Henrique Silva


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: