Capa da Página 8 Benefícios do Suco de Maçã Integral para Saúde e Boa Forma - Saúde - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 16º MIN 34º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Saúde

20/09/2017 às 11:13h

8 Benefícios do Suco de Maçã Integral para Saúde e Boa Forma

Facebook

Para ser considerada um suco integral, uma bebida deve ser 100% natural, não receber o acréscimo de água, conservantes, aditivos, não pode ser adoçada artificialmente e toda a fruta deve ser utilizada em seu preparo. Vamos conhecer abaixo os benefícios do suco de maçã integral.

1. É nutritiva

A maçã serve como fonte de uma série de nutrientes que são importantes para o funcionamento apropriado do nosso organismo.

Entre eles, estão presentes: cálcio, magnésio, potássio, fósforo, vitamina A, colina (vitamina do complexo B), vitamina B9, vitamina C, vitamina E e

2. Efeito antioxidante e anti-inflamatório

A polpa da maçã do suco da fruta não coado serve como uma excelente fonte de fitoquímicos, substâncias que oferecem ação antioxidante e anti-inflamatória, contribuindo com a proteção contra o envelhecimento precoce.

A casca da maçã é particularmente rica em polifenóis, fitoquímicos que auxiliam o combate a problemas crônicos de saúde como câncer, doenças no coração e asma.

3. Proteção ao coração

Um estudo de 2001 da Universidade da Califórnia, feito com seres humanos, mostrou que a quercetina, composto encontrado especialmente na casca da maçã, contribuiu com a diminuição do acúmulo de placas de colesterol nas artérias e, por consequência, ajudou a reduzir os riscos de desenvolvimento de ataque no coração.

Os participantes da pesquisa experimentaram os auxílios em relação à diminuição da placa depois de seis semanas comendo duas maçãs ou tomando pouco mais de 350 ml de suco de maçã diariamente.

4. Proteção aos pulmões

Outro dos benefícios do suco de maçã integral pode referir-se à proteção à saúde dos pulmões. Isso porque, ainda que a bebida não possa substituir o inalador, seus polifenóis podem auxiliar a apaziguar um ataque de asma.

Além disso, a PhD em química Janet Morrow contou que, em uma pesquisa com cobaias, a quercetina – encontrada na maçã – diminuiu a produção das histaminas, substâncias conhecidas por causaram irritação e serem produzidas pelo organismo em resposta à presença de alergênicos.

5. Auxílio à prevenção do câncer

Pesquisadores do German Cancer Research Center (Centro Alemão de Pesquisa sobre o Câncer, tradução livre) fizeram uma revisão da literatura científica em relação aos benefícios do suco de maçã integral e da própria fruta ao combate ao câncer.

A conclusão à qual eles chegaram foi que estudos realizados com animais indicaram que as maçãs e o suco de maçã podem contribuir com a diminuição dos riscos de desenvolvimento de câncer de cólon, de mama e de pele.

6. Fonte de potássio

O suco de maçã integral é uma fonte de potássio, um mineral que atua no controle da atividade elétrica do coração, auxilia a produção de proteínas e músculos no corpo e é importante para a decomposição de carboidratos, de modo que eles possam ser utilizados como fonte de energia para o organismo.

7. Fonte de vitamina K

A bebida é fonte de vitamina K, um nutriente que contribui com a coagulação do sangue e, por consequência, é fundamental para a reparação de feridas, cortes e hematomas.

A deficiência de vitamina K no organismo pode provocar o desenvolvimento de sangramento anormal.

8. Pode entrar na dieta

Para quem deseja emagrecer, é importante escolher bebidas e alimentos que, além de não serem ricos em calorias, forneçam os nutrientes que o organismo necessita para funcionar adequadamente. Assim, as calorias consumidas não serão desperdiçadas.

Há, portanto, benefícios do suco integral de maçã para quem pretende entrar em uma dieta saudável de perda de peso, porque além das vantagens nutricionais que traz, como acabamos de aprender, ele possui entre 60 a 80 calorias a cada porção de 200 ml. O que não é uma quantidade tão alta, não é mesmo?

Claro que não é o suco integral de maçã (ou qualquer outra comida ou bebida) que emagrece magicamente, porém, dentro de todo um contexto que inclui uma dieta saudável, equilibrada, nutritiva e controlada com foco na perda de peso e uma rotina frequente de exercícios para maximizar a queima de calorias, a bebida pode ser incluída.

Como fazer – Receitas de suco de maçã natural

As receitas a seguir podem não cair na classificação de integrais, por levarem a água na sua composição, porém, são naturais, sem conservantes, aditivos ou açúcares.

1. Suco de maçã

Ingredientes:

  • 4 maçãs frescas;
  • 2 litros de água.

Modo de preparo:

  1. Lavar bem as maçãs e picar em pedacinhos, mantendo a casca;
  2. Levar as frutas e a água ao liquidificador, bater bem e servir-se imediatamente.

2. Suco de maçã com limão

Ingredientes:

  • 4 maçãs frescas;
  • Suco de ½ limão;
  • 2 l de água.

Modo de preparo:

  1. Lavar bem as maçãs e picar em pedacinhos, mantendo a casca;
  2. Levar as frutas e a água ao liquidificador, bater bem. Após, adicionar o suco de ½ limão e servir-se imediatamente.

Atenção

É importante tomar o suco natural de maçã imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz é que pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Para aproveitar o máximo do valor nutricional da maçã, o melhor é preparar o suco com frutas frescas.

É também de suma importância consumir os sucos frescos o mais rápido possível, porque os nutrientes e antioxidantes da bebida logo se deterioram quando expostos ao ar e à luz. Para quem não pode beber na hora, a nutricionista aconselhou congelar o suco como a melhor maneira de reter os nutrientes.

Além disso, o suco também não deve ser coado ou filtrado e a casca da fruta deve ser mantida.

Fonte: Mundo Boa Forma

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: