Com elencos cada vez mais globalizados, os 32 times que disputarão a Copa do Mundo de Clubes a partir deste sábado, nos Estados Unidos, vão conectar torcedores em 81 países ao redor do planeta. Este é o número de nacionalidades presentes entre os 998 jogadores inscritos na competição.
Para 36 desses atletas, o torneio será ainda mais especial. Eles vêm de 22 países que nunca disputaram uma Copa do Mundo de seleções. Pela primeira vez, torcedores de lugares como Palestina, Venezuela, Congo e Síria, por exemplo, poderão se sentir representados em uma Copa, ainda que de Clubes.
Os representantes do Brasil são: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo. Além dos times nacionais, outras grandes equipes do futebol mundial estão na disputa, como Real Madrid, Bayern de Munique, Manchester City, Paris Saint-Germain, além dos argentinos Boca Juniors e River Plate.
Dos 12 confrontos dos times brasileiros, sete serão no período da noite, a partir das 19h
Dos quatro representantes do futebol brasileiro, apenas dois estreiam contra europeus. O Palmeiras de Abel Ferreira enfrenta o Porto, de Portugal, e o Fluminense terá pela frente o Borussia Dortmund, da Alemanha, com confrontos no domingo (15) e terça-feira (17), respectivamente.
Em excelente momento na temporada, o Flamengo é um dos times que merece destaque na estreia da Copa do Mundo de Clubes. A equipe de Filipe Luis entra na competição como uma das favoritas para avançar às oitavas de final. Já o adversário, o Esperance, apesar de pouco conhecido no cenário mundial, é o maior campeão da Tunísia. J
Já o atual campeão brasileiro e da Libertadores, o Botafogo, enfrenta o Seattle, neste domingo.
Confira os dias e horários dos primeiros jogos dos times do Brasil:
15 de junho (domingo) - 19h: Palmeiras x Porto
15 de junho (domingo) - 23h: Botafogo x Seattle Sounders
16 de junho (segunda-feira) - 22h: Flamengo x Espérance
17 de junho (terça-feira) - 13h: Fluminense x Borussia Dortmund
15/06/2026 - Raphinha, Vini Jr. e Douglas Santos se destacam nos números da estreia
08/06/2026 - Brasil vence Egito em amistoso e encerra preparação para a Copa do Mundo
01/06/2026 - Ancelotti escala 2 times e Seleção se despede rumo à Copa com goleada sobre o Panamá
28/05/2026 - Bernard marca, Atlético vence Puerto Cabello e avança às oitavas da Sul-Americana
22/05/2026 - Atlético vence o Cienciano e segue na disputa pela liderança do grupo da Sul-Americana
20/05/2026 - Cruzeiro tem Gerson expulso, segura pressão e empata com o Boca Juniors na Argentina
19/05/2026 - Cruzeiro encara pressão na Bombonera por passo rumo às oitavas da Libertadores
14/05/2026 - Everson supera ídolo e é o goleiro com mais pênaltis defendidos na história do Atlético
13/05/2026 - Atlético enfrenta o Ceará com vantagem por vaga na próxima fase da Copa do Brasil
07/05/2026 - Cruzeiro segura empate com um a menos no Chile e assume vice-liderança do Grupo D