13/06/2025 às 09:58h
A EPR Via Mineira, concessionária que administra a BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, informou nesta sexta-feira (13 de junho) que vai reajustar a velocidade máxima de alguns pontos da rodovia. Ao menos oito novos radares serão instalados no trecho nas próximas semanas.
Em alguns pontos, a velocidade máxima na rodovia será de 40km/h. A medida, que está prevista no contrato de concessão, tem o objetivo de “reforçar a segurança viária e promover uma convivência mais harmoniosa entre veículos leves e pesados, especialmente em pontos com alto volume de tráfego, histórico de acidentes ou próximos a áreas urbanas”.
Segundo a empresa, as novas velocidades, que variam entre 40 km/h e 100 km/h, foram definidas a partir de estudos técnicos elaborados pela concessionária e ponderações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os critérios considerados incluíram relevo, geometria da pista, volume de tráfego, presença de áreas urbanas ou densamente povoadas e a ocorrência de acidentes. A sinalização começou a ser implantada nesta semana e será distribuída gradualmente ao longo do trecho, com previsão de conclusão em julho.
“A BR-040 é uma rodovia de relevo desafiador, com curvas, aclives, tráfego intenso de caminhões e carretas e trechos que cortam áreas urbanas. É dever da EPR Via Mineira garantir que cada viagem seja feita com mais segurança e previsibilidade”, afirma Eric de Almeida, diretor-executivo da concessionária. Ele também reforça o caráter contratual e o foco na preservação da vida. “Sabemos que a mudança pode impactar a rotina dos motoristas e exigir um período de adaptação, mas essa é uma medida necessária, prevista em contrato, com foco na preservação de vidas. Nossa atuação tem um olhar humano, técnico e comprometido com a prosperidade compartilhada, o que inclui a modernização da rodovia, a duplicação de trechos e uma série de melhorias que já estão em andamento para transformar a experiência dos usuários ao longo dos próximos anos”, ressalta.
Os oito novos radares instalados em “pontos estratégicos” da BR-040 também fazem parte do contrato de concessão. Além desses equipamentos, estão em andamento estudos para a modernização e substituição da tecnologia dos radares existentes, que seguem em análise pelo Poder Concedente, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Os novos radares, acompanhados da sinalização de regulamentação obrigatória, devem começar a operar a partir de julho de 2025. A concessionária reforça que essa iniciativa não tem caráter arrecadatório. “Essa é uma ação contratual e técnica, pautada por diretrizes de segurança e pela expertise em operação rodoviária. A EPR não arrecada com multas; é responsável apenas pela instalação, operação e manutenção dos radares, enquanto o processamento das infrações e aplicação de penalidades cabem exclusivamente aos órgãos de trânsito competentes”, disse o diretor-executivo.
Com informações O TEMPOFoto: Espacial