13/10/2025 às 09:30h
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) descartou a intoxicação por metanol, após o consumo de bebida alcoólica, em um paciente que morreu em Minas.
Conforme a SES, os resultados preliminares de amostras enviadas ao Instituto Médico-Legal (IML) não detectaram metanol no sangue do paciente.
Outros dois casos suspeitos também já haviam sido descartados em Minas: de moradores Belo Horizonte - uma mulher, de 48 anos - e de Poços de Caldas - um homem, 25 anos.
As causas da morte do paciente de Ipatinga não foram divulgadas. Na sexta, a SES informou que o homem foi atendido em Unidade de Pronto Atendimento em 8 de outubro, "apresentando quadro clínico de rápida evolução, com óbito na madrugada do dia 9 de outubro".
Em meio à crise sanitária no país, com casos e mortes de intoxicação por metanol, após o consumo de bebida alcoólica, a secretaria mineira informou que o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox/MG) permanece disponível 24 horas por dia para orientação técnica e assistência.
A população deve ficar atenta aos riscos do consumo de bebidas de procedência duvidosa. Em caso de sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal, cefaleia, geralmente de forte intensidade, confusão, vertigem, perda de visão, borramento visual, especialmente quando persistem ou se agravam entre 6 e 72 horas após a ingestão de bebida destilada, é necessário procurar atendimento médico imediato.
Conforme o último balanço publicado pelo Ministério da Saúde, na sexta, cinco mortes de intoxicação por metanol foram confirmadas no país - todas em São Paulo. Ainda segundo a pasta, já são tem 29 casos confirmados, sendo 25 em São Paulo, três no Paraná e um no Rio Grande do Sul.
Fonte: Hoje em Dia
10/06/2025 - Greve dos caminhoneiros em Minas chega ao fim após negociação com distribuidora
03/06/2025 - Idosos são os mais atingidos por infecções do vírus da gripe
28/05/2025 - Conta de luz fica 7,36% mais cara em Minas a partir desta quarta
27/05/2025 - Tragédia de Mariana: prazo para adesão a programa de indenização é prorrogado
23/05/2025 - Fila de espera por órgãos ainda é extensa em Minas
16/05/2025 - Morte de idosos por gripe dispara e aumenta 375% em Minas