13/11/2025 às 08:57h
A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quinta-feira (13/11) o ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, em uma nova etapa da Operação Sem Desconto, que apura um esquema de descontos associativos indevidos em aposentadorias e pensões em todo o país.
Stefanutto havia sido afastado e posteriormente demitido do cargo em abril, após a revelação das fraudes envolvendo o órgão previdenciário.
Nesta fase da investigação, policiais federais e auditores da Controladoria-Geral da União (CGU) cumprem 63 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares em 14 estados — Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins — além do Distrito Federal.
Os investigados respondem por inserção de dados falsos em sistemas oficiais, formação de organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de ocultação e dilapidação de patrimônio.
A operação mira também deputados suspeitos de envolvimento no esquema, que teriam se beneficiado das fraudes identificadas pela PF e pela CGU.Com informações O Tempo
Foto: Espacial FM
11/11/2025 - Exportações de cafés especiais brasileiros para os EUA caem 67% após tarifaço de Trump
10/11/2025 - COP30 começa com desafio de implementar a transição climática após décadas de impasses
06/11/2025 - Justiça tributária: Lula celebra isenção para quem ganha até R$ 5 mil
03/11/2025 - Mais de 460 mil mineiros entram na última semana de preparação para o Enem
27/10/2025 - Crise do metanol completa um mês sem solução, e número de mortes continua a subir
24/10/2025 - Emissão de passaportes pode ser suspensa no Brasil a partir de novembro; entenda motivo
17/10/2025 - Padre flagrado com noiva de fiel em casa paroquial é afastado no MT