No Brasil, o inverno começa oficialmente em 20 de junho, mas as baixas temperaturas que atingem diversas cidades de Minas Gerais desde o fim de abril já acendem o alerta para as síndromes respiratórias. Neste ano, até 7 de maio, o Estado contabilizou 29.723 internações causadas por enfermidades como pneumonia, gripe, sinusite, Covid, entre outras, o que levou o governador Romeu Zema (Novo) a decretar situação de emergência em saúde pública, válida por 180 dias.
Publicada em edição extra do jornal “Minas Gerais” no último dia 2, a deliberação reconhece que a capacidade de assistência da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) tem atingido o limite em diversas cidades. A situação levou Belo Horizonte e ao menos três cidades da região metropolitana (Betim, Contagem e Santa Luzia) a também declarar a emergência.
A ampliação da campanha de vacinação contra a gripe para toda a população foi outra medida adotada para combater o crítico cenário epidemiológico nas cidades, à exceção de Santa Luzia.
A situação é grave, já que a doença pode evoluir para óbitos, principalmente entre os idosos. Em Minas, no ano passado, dos 370 hospitalizados com mais de 60 anos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – causada pelo influenza, o vírus da gripe –, 76 morreram, quase um a cada cinco casos (confira a situação do Estado abaixo).
Outro dado alarmante sobre a doença especialmente nessa faixa etária é que o número de mortes por gripe cresceu muito de 2023 para 2024: em BH, a alta foi de 450%. Houve elevação também no Estado, de 375%; e no Brasil, de 179%.
Motivações. Esse cenário é reflexo da adesão aquém do necessário da população à Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, segundo o infectologista Unaí Tupinambás, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Essa baixa procura ocorre muito por conta dos ‘negacionistas de plantão’, que disseminam falsas notícias (sobre a segurança e eficácia da vacina)”, disse.
Coom informações O TempoFoto: Espacial FM
17/10/2025 - Padre flagrado com noiva de fiel em casa paroquial é afastado no MT
17/10/2025 - Veja regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola
16/10/2025 - Mortes causadas pelo calor podem dobrar e afetar principalmente idosos
15/10/2025 - Metanol: São Paulo contabiliza 36 prisões desde início dos casos de contaminação
14/10/2025 - Ministro de Minas e Energia diz que apagão não ocorreu por ‘falta de energia’
13/10/2025 - Lula se reúne pela primeira vez com o Papa Leão XIV
13/10/2025 - Veja o momento em que reféns libertados pelo Hamas se encontram com familiares
13/10/2025 - Estado descarta intoxicação por metanol em paciente que morreu em Ipatinga
13/10/2025 - Preço da carne pode subir nas próximas semanas; entenda motivos