Capa da Página Com metas diferentes, Atlético e Cruzeiro fazem último clássico de 2025 pelo Campeonato Brasileiro - Esporte - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Esporte

15/10/2025 às 08:41h

Com metas diferentes, Atlético e Cruzeiro fazem último clássico de 2025 pelo Campeonato Brasileiro

Facebook

Pressionados por vitórias, Atlético e Cruzeiro se enfrentam às 21h30 desta quarta-feira (15/10), na Arena MRV, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo precisa vencer para se afastar de vez do Z4, mas também para evitar que o rival saia mais uma vez de sua casa sem ser derrotado. Já a Raposa quer confirmar sua hegemonia na casa atleticana e seguir firme na luta pelo título brasileiro.

O Atlético está um pouco menos pressionado após ter vencido o lanterna Sport em jogo atrasado e abrir sete pontos para o primeiro da zona de rebaixamento. Mesmo assim, o Galo segue com o alerta ligado e quer se afastar de vez da possibilidade de ser rebaixado. Uma vitória contra o Cruzeiro pode ajudar nisso e dar ainda mais tranquilidade para focar nas semifinais da Copa Sul-Americana, que começam na próxima semana.

Além do resultado para o Brasileiro, o Atlético também precisa de uma vitória para aumentar sua autoestima. Diante de uma segunda metade de temporada muito ruim, o Galo tem tropeçado sempre que parece que entrou nos trilhos. Caso vença, o clássico pode servir como uma confirmação de que o time conseguiu isso e agora terá rumos melhores.

Fora isso, há o fato do Atlético só ter vencido o Cruzeiro uma vez na Arena MRV, enquanto o maior rival saiu da casa atleticana com três vitórias, algo que, para uma rivalidade do tamanho desta, faz muita diferença.

Provável time
A missão do Atlético vai ser mais difícil diante dos desfalques do time. Na defesa, o técnico Jorge Sampaoli não terá o capitão e pilar Lyanco - que se lesionou e só volta em 2026, o destaque dos últimos jogos, Vitor Hugo - suspenso, e o paraguaio Junior Alonso, que não voltará da sua seleção a tempo. O jovem Iván Román é dúvida por uma lesão na mão, mas deve atuar no sacrifício.

O Galo também não terá nenhum de seus volantes titulares, já que Alan Franco também não volta da sua seleção a tempo e Alexsander está lesionado. No ataque, Cuello e Jr. Santos só retornam em 2026, enquanto Rony é dúvida também por lesão. Hulk pode voltar ao time titular e ter Bernard e Dudu como parceiros.

Raposa quer voltar a vencer 
Após fazer apenas dois pontos nos últimos três jogos, o Cruzeiro vê no clássico mais uma oportunidade de voltar a vencer no Campeonato Brasileiro. Além de querer impedir Flamengo e Palmeiras de abrirem ainda mais distância, o time celeste quer manter a 'gordura' para Mirassol e Botafogo, os dois times que mais ameaçam a Raposa na classificação. 

Além dos três pontos, uma vitória no clássico também pode manter em alta o moral do elenco cruzeirense. Uma reabilitação exatamente em cima do maior rival tem potencial de renovar o ânimo da equipe. Para isto, o Cruzeiro conta com alguns fatores positivos. 

Um deles é o ótimo retrospecto do time estrelado em clássicos na Arena MRV, local do encontro desta quarta-feira (15). Cinco jogos entre os arquirrivais mineiros foram disputados no estádio desde que ele foi inaugurado. Deles, o Cruzeiro venceu três, o Atlético ganhou um e outro duelo ficou empatado. 

Outra boa notícia é a volta de quatro titulares que ficaram fora do último jogo, contra o Sport. Após cumprirem suspensão, o lateral-direito William, o zagueiro Villalba, o volante Lucas Romero e o atacante Kaio Jorge estão de volta e são presença praticamente certa no clássico. 

Falando em Kaio Jorge, o artilheiro espera voltar a balançar as redes no Campeonato Brasileiro. O último gol dele no torneio foi contra o Internacional, no dia 23 de agosto, pela 21ª rodada do Brasileirão. Desde então, são cinco jogos, quase dois meses, sem marcar gols no torneio nacional. 

Provável time 
A única baixa confirmada do Cruzeiro para o duelo com o Atlético é a ausência do zagueiro Fabrício Bruno. Titular absoluto da zaga celeste, o defensor já confirmou que ficará fora do último clássico de 2025, já que jogou pela seleção brasileira contra o Japão, em amistoso em Tóquio nesta terça-feira (14). A grande tendência é que Jonathan Jesus seja o titular. 

No ataque, também há possibilidade de mudança, porém menor. O atacante Wanderson deve estar de volta ao time azul após ficar fora dos dois últimos jogos devido a uma lombalgia. O jogador voltou a treinar normalmente na última semana, mas o equatoriano Arroyo também tem chances de iniciar o clássico ao lado de Kaio Jorge, a depender das condições de Wanderson. 

Fonte: O Tempo

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: