02/10/2025 às 08:58h
Flamengo e Cruzeiro fazem, nesta quinta-feira (2), a partir das 20h30 (de Brasília), no Maracanã, um dos jogos mais aguardados da Série A do Campeonato Brasileiro. O duelo da 26ª rodada coloca dois dos melhores times do torneio frente à frente e promove o primeiro reencontro de Gabigol com a torcida rubro-negra no Maracanã.
O time de Filipe Luís lidera com 54 pontos e uma partida a menos, enquanto os comandados de Leonardo Jardim aparecem em terceiro lugar, com 50 em 25 compromissos. O Palmeiras goleou o Vasco, tem 52 pontos e está em segundo.
Caso vença, o Rubro-Negro ampliará para sete pontos a vantagem em relação à Raposa. Um triunfo celeste, por outro lado, colocará a equipe novamente em segundo e a um ponto do primeiro colocado.
Como chega o Cruzeiro
O Cruzeiro precisa ganhar para se recuperar da derrota sofrida para o Vasco, por 2 a 0, no último sábado (27), em São Januário. O revés quebrou uma sequência de seis triunfos do time celeste na temporada.
Para enfrentar o Flamengo, a Raposa tem reforços. Lucas Villalba, de volta após cumprir suspensão, retoma a titularidade ao lado de Fabrício Bruno. Gabigol e Luis Sinisterra, que também foram ausências contra o Cruzmaltino, retornam à lista de relacionados.
Por outro lado, Leonardo Jardim precisa conviver com dois desfalques de última hora. Wanderson, com lombalgia, e Jonathan Jesus, com dores no joelho, não viajaram para o Rio de Janeiro e estão fora.
A lista de baixas ainda conta com Fagner, que se recupera de fratura na fíbula da perna direita, e Otávio, Bruno Alves e Murilo Rhikman, que estão com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo Sub-20.
Como chega o Flamengo
Invicto há 11 rodadas na Série A, o Flamengo lidera o Brasileirão por conta da campanha como mandante. Em 13 jogos, são 31 pontos conquistados, com um aproveitamento de 79,5%. É exatamente o mesmo desempenho do Cruzeiro em casa.
Filipe Luís tem como prática realizar mudanças pontuais jogo a jogo. Depois de vencer o Corinthians no domingo (28), em São Paulo, o técnico deve voltar a escalar “força máxima”.
A equipe que deve ir a campo no Maracanã deve ser a mesma que buscou a classificação na Libertadores, contra o Estudiantes-ARG, em La Plata. Desta forma, Varela, Alex Sandro, Jorginho e Gonzalo Plata devem retornar ao time titular do Flamengo.
O único desfalque para Filipe Luís é o volante Erick Pulgar. O chileno está recuperado da cirurgia no pé direito, mas está em processo de recondicionamento físico.
Cruzeiro quer quebrar tabu de 15 anos
Exterminador de tabus desde que chegou ao Cruzeiro, Leonardo Jardim tem mais uma missão nesse sentido pela frente. Como visitante no Campeonato Brasileiro, a Raposa não vence o Flamengo desde novembro de 2010. Na ocasião, Roger e Thiago Ribeiro garantiram o 2 a 1 no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ).
Já no Maracanã, o último triunfo celeste sobre o adversário, em Campeonatos Brasileiros, foi no dia 20 de agosto de 2009, pela 20ª rodada. Fabrício e Diego Renan foram às redes.
Em todas as competições, o jejum do Cruzeiro fora de casa contra o Flamengo é menor. Isso porque a Raposa venceu o rival na ida das oitavas de final da Copa Libertadores de 2018, por 2 a 0, no Maracanã, com gols de Arrascaeta e Thiago Neves.
Reencontro entre Gabigol e a torcida do Flamengo
Em ação pelo Cruzeiro, o camisa 9 reencontrará, pela primeira vez, o Flamengo e sua torcida no Maracanã. Ele se tornou ídolo rubro-negro com uma passagem épica entre 2019 e 2024, e agora tenta escrever uma história vencedora pela Raposa.
Não será o primeiro reencontro geral de Gabigol com o Flamengo porque, no primeiro turno, a equipe celeste venceu os cariocas por 2 a 1, no Mineirão. O atacante, inclusive, foi o maior protagonista da noite ao fazer gol da vitória.
Fonte: Rádio Itatiaia
29/08/2025 - Atlético precisa superar crise e o Vitória para voltar aos rumos no Brasileirão
28/08/2025 - Jardim relata como trabalhou mental de jogadores do Cruzeiro antes de clássico
25/08/2025 - Cuca assume culpa por má fase de atacante do Atlético: “Posso fazer ele render mais”
22/08/2025 - Cuca cita dificuldades e revela maior medo com Atlético disputando três competições
21/08/2025 - Desfalcado, Atlético decide futuro na Sul-Americana diante do Godoy Cruz
19/08/2025 - Jardim explica ausência de substituições no Cruzeiro e garante: 'Geri da melhor forma'