11/09/2025 às 09:54h
Cerca de duas semanas após o jogo de ida, que terminou com vitória celeste fora de casa por 2 a 0, Cruzeiro e Atlético se reencontram na noite desta quinta-feira (11/9) no Mineirão, onde decidirão uma das vagas na semifinal da Copa do Brasil. Pela volta das quartas de final, os rivais se enfrentarão a partir das 19h30.
Assim como foi no primeiro clássico, este segundo contará apenas com torcedores do time mandante, no caso, o Cruzeiro. Com ingressos esgotados, a expectativa de público supera as 61 mil pessoas, o que pode significar recorde no estádio após a sua reinauguração, em 2013.
Com a vantagem no placar, a Raposa pode até perder por um gol de diferença que passa de fase; empate ou vitória dos donos da casa significam o mesmo futuro. Já um triunfo do Galo por três gols ou mais garante a classificação alvinegra; caso a vitória seja por dois tentos, a disputa irá para os pênaltis.
Devido ao placar conquistado na Arena MRV, o Cruzeiro chega para este confronto mais tranquilo, o que não significa comodidade quanto à vantagem. Equipe, comandada pelo técnico Leonardo Jardim, está atenta para não ter surpresas e focada em, diante de sua torcida, sacramentar a classificação.Apesar disso, os últimos dias foram cercados de tensão. Três jogadores do setor ofensivo sentiram dores físicas: Matheus Pereira, Wanderson e Kaio Jorge, sendo esse último o que gera mais preocupação e dúvida quanto à escalação do time.
Convocado para a seleção brasileira, o centroavante sentiu uma lesão muscular na semana passada, em jogo contra o Chile, e retornou para Minas Gerais antes do previsto, onde fez tratamento intensivo. Devido à falta de informações sobre o que acontece entre os muros da Toca da Raposa 2, sua presença no campo do Gigante da Pampulha é uma incógnita.
De qualquer forma, o treinador português teve diversos dias de descanso e preparação para esta partida, devido à pausa no calendário de clubes provocada pela Data Fifa. O último duelo aconteceu em 30 de agosto, na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo pelo Brasileirão.
Vice-líder da competição, o Cruzeiro é considerado o favorito para passar pelo rival na competição nacional, mas manter os pés no chão é praticamente um mantra para time e torcida. Confiante e embalado, o clube estrelado quer aumentar sua hegemonia na Copa do Brasil, a qual é o maior campeão, com seis títulos.O Atlético chega para o confronto com um clima totalmente diferente do que estava na primeira partida. O que antes era desconfiança e receio, que acabaram sendo confirmadas com o placar do jogo na Arena MRV, agora é confiança e otimismo, não apenas para buscar a virada contra o Cruzeiro, mas também para o restante da temporada.
O que mudou? A chegada do técnico Jorge Sampaoli. Após a derrota no jogo de ida, Cuca foi demitido e coube ao argentino a missão de ser o mais novo comandante do Galo. O treinador foi um pedido da torcida, que fez uma grande campanha para sua contratação.
Sampaoli está treinando o Atlético na Cidade do Galo desde o dia 4 deste mês e vai fazer sua estreia contra o Cruzeiro. Para o confronto, o argentino pode ter o retorno do zagueiro Lyanco, que não participou da primeira partida.
Entretanto, o time titular do Atlético é uma incógnita. Apesar do modelo de jogo preferido de Sampaoli ser publicamente conhecido, com jogadores abertos e muito domínio da posse de bola, os 11 jogadores que vão começar a partida só serão revelados horas antes do confronto.
Apesar de não estar pressionado pelo resultado, uma virada, ainda que muito difícil, pode ser um começo de virada de chave no Atlético para o trabalho de Sampaoli. O treinador ainda tem as quartas de final da Copa Sul-Americana contra o Bolívar (BOL) para disputar.
Com informações O TempoFoto: Espacial FM
14/07/2025 - Jogadores do Cruzeiro explicam entrosamento e intensidade altos mesmo após pausa
07/07/2025 - Atlético volta aos gramados à espera de reforços e com problemas financeiros
07/07/2025 - Cruzeiro retoma temporada estável e com altas expectativas da torcida
20/06/2025 - Botafogo e Igor Jesus estampam capa de jornais estrangeiros: 'Porrada histórica'
17/06/2025 - Atleta de Pará de Minas conquista troféu no Mineiro de Fisiculturismo
13/06/2025 - Começa neste final de semana o Mundial de Clubes